28.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 31 de março, 2025

Para o combate aos incêndios no Pantanal, MS alinha ações com o Ministério do Meio Ambiente

Para a preparação e organização das ações preventivas e de combate aos incêndios florestais no Pantanal, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima), além de representantes do estado do Mato Grosso, se reuniram nesta quarta-feira (26), em Campo Grande.

“Foi mais um passo importante do ponto de vista da integração com o Governo Federal, estadual, o Mato Grosso e todas as entidades que atuam nessa agenda de prevenção e combate aos incêndios florestais. A gente vem avançando muito desde 2020 para cá, hoje conseguimos vislumbrar soluções para diferentes situações. Já conseguimos discutir uma governança que é muito mais objetiva do ponto de vista daquilo que a gente precisa atacar lá no campo, na ponta, quando os incêndios estão acontecendo”, disse Artur Falcette, secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Para o representante do MMA, as atividades já desenvolvidas no combate aos incêndios no Pantanal vão servir de exemplo para ações de manejo do fogo em todo o Brasil.

“Vamos definir em consenso um mapa de prioridades, com um documento de diretrizes para que vai gerar um modelo, um exemplo, que nós vamos levar para o Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo, como parâmetro de diálogo com os outros estados brasileiros”, disse o secretário do MMA, André Lima (Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial).

O encontro para apresentar o plano operacional, que já é desenvolvido em Mato Grosso do Sul, e alinhar o trabalho realizado com os demais órgãos do Governo Federal e o estado do Mato Grosso, ocorreu no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle de Mato Grosso do Sul) nesta quarta-feira (26).

A reunião teve como foco, além de apresentar o planejamento de cada estado, também articular o trabalho conjunto que é realizado nas ações de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal.

“A integração entre o estado do Mato Grosso e IBAMA Prevfogo, por parte do Ministério do Meio Ambiente, é de suma importância. Para unir esforços, estratégias, equipamentos, cada um tem sua área de competência, que auxiliam a resolver o problema do fogo no Pantanal”, disse o coronel e comandante do Corpo de Bombeiros de MS, Frederico Reis Pouso Salas.

Com planejamento e organização para a TIF (Temporada de Incêndios Florestais) 2025, equipes do CBM-MS (Corpo de Bombeiros Militar) iniciaram esta semana o trabalho de formação de brigadas e avaliação de áreas para instalação das bases avançadas no Pantanal sul-mato-grossense.

Entre as atividades realizadas está o monitoramento de focos de calor para planejamento das ações desenvolvidas pelo SCI (Sistema de Comando de Incidentes) na Operação Pantanal 2025, em parceria com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

“A gente teve em 2024, condições climáticas piores que as de 2020, mas com uma área queimada menor. E frente ao que a gente percebe já de condições para 2025, que se apresentam desafiadoras, a gente achou importante atender ao chamado do governo federal, antecipar o início dessa ação integrada em relação ao que foi o ano passado e começar desde já a trabalhar junto”, explicou Falcette.

O trabalho integrado também é desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros do Mato Grosso.

“Os incêndios florestais têm sido uma nova realidade por conta dessa questão da mudança climática. Com a seca do Pantanal, impacta demais o bioma. E a gente já percebeu que os resultados positivos saem quando há integração de esforço, organização das equipes em campo, e promovemos ações conjuntamente, os resultados são melhores. A ideia é nos tornarmos mais eficientes no enfrentamento dessa problemática em todo o Pantanal, que é interesse ecológico para o Brasil e o mundo”, disse o coronel e comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Flávio Glédson.

Também participara da reunião a secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, além de outros representantes do MMA, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) e PrevFogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).

Informações: Agência de Notícias Governo MS
Fotos: Gustavo Escobar/Imasul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional de Três Lagoas contabiliza mais de 100 cirurgias de catarata no trimestre

Foram 49 cirurgias realizadas em janeiro, 33 em fevereiro e outras 40 agendadas em mutirão que será realizado ainda neste mês de março.

Leis garantem auxílio a vítimas de violência doméstica e para mulheres chefe de família em MS

Elaborado desde o ano passado pela Sead, o programa Recomeços vai atender mulheres vítimas de violência doméstica que estejam em situação de acolhimento na Casa Abrigo para Mulheres e que necessitem de auxílio financeiro.

MS tem produção recorde de etanol e avança na descarbonização do setor bioenergético

A aquisição de equipamentos visa aprimorar a infraestrutura das salas de vacina, garantindo melhor conservação e controle das doses.