24.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 9 de janeiro, 2025

País corre o risco de não cumprir Lei da Ficha Limpa este ano

Política – 24/03/2012 – 07:03

A Lei da Ficha Limpa está valendo para as eleições deste ano, mas o país corre o risco de não ter estrutura para cumpri-la. Pela legislação atual, os promotores eleitorais terão cinco dias para impugnar, com base, por exemplo, no que determina a Ficha Limpa, pedidos de registro de candidatura apresentados à Justiça Eleitoral.

Isso significa que – se for levado em conta o total de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador em 2008, uma soma que dá 381.919 nomes – o Ministério Público terá de analisar, por dia, uma média de 76 mil pedidos.

Se o prazo já era curto sem as novas exigências determinadas pela Ficha Limpa, com elas aumenta o volume de trabalho de pesquisa que os promotores terão de fazer, nesse período, para levantar se um candidato é elegível ou não.

Segundo a legislação atual, os partidos e coligações têm até 5 de julho para apresentar seus pedidos de registro de candidatura aos juízes de cada zona eleitoral. Depois disso, a Justiça Eleitoral tem até dia 8 de julho para publicar em edital os pedidos de registro requeridos pelos partidos. A partir da publicação desse edital, os promotores eleitorais (além de candidatos, partidos e coligações) têm só cinco dias – até dia 13 de julho – para impugnar candidaturas.

Mas há outros obstáculos, alerta o procurador regional eleitoral em Minas, Felipe Peixoto Braga Neto. A resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determina quais documentos o candidato precisa apresentar na hora de pedir o registro de candidatura na zona eleitoral, a de número 23.373/2011, foi editada antes de o Supremo Tribunal Federal determinar que a Ficha Limpa vale para as eleições deste ano.

Por isso, não leva em conta a documentação que provaria que um candidato não é ficha-suja.

Fonte: Alessandra Duarte, Bruno Goes e Gustavo Uribe, O Globo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cenário musical de MS perde um grande nome

Na manhã desta quinta-feira (8), o corpo de Laysa Moraes, mais conhecida no cenário do rap como La Brysa, foi encontrado às margens do...

Instagram removerá filtros criados por terceiros

O Instagram anunciou que removerá todos os filtros de realidade aumentada (RA) criados por terceiros a partir da próxima terça-feira, 14 de janeiro. A...

Principais erros cometidos durante os exames práticos, segundo o Detran-MS

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) recebeu, ao longo de 2024, um total de 114.059 candidatos ao exame prático,...