Em mais uma edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Estádio do Pacaembu, que carrega mais de 80 anos de tradição, será o cenário da grande disputa entre as promessas de São Paulo e Corinthians, A partida acontece neste sábado (25), às 10h (horário de Brasília), data que coincide com o aniversário de 471 anos da capital paulista.
A decisão contará com torcida única. Desde 2016, os confrontos entre Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Guarani e Ponte Preta acontecem com a presença de apenas uma torcida, como forma de evitar episódios de violência entre torcedores.
O motivo para a implementação dessa medida foi um trágico incidente ocorrido em abril de 2016, antes do clássico entre Corinthians e Palmeiras, válido pelo Campeonato Paulista. Durante uma briga entre as torcidas, uma pessoa que não estava envolvida no confronto foi atingida por uma bala perdida e faleceu, o que levou a um endurecimento das normas de segurança nos jogos entre esses clubes.
O São Paulo, por ter feito uma campanha superior ao Corinthians ao longo da Copinha, detém o mando de campo para a final, o que garante apenas aos torcedores são paulinos o privilégio de lotar as arquibancadas do Pacaembu para presenciar o grande momento do torneio.
Retrospectiva
São Paulo e Corinthians garantiram vaga na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025 com campanhas bem diferentes. O São Paulo teve um início dominante, vencendo seus jogos com goleadas, e se classificou com triunfos sobre Fluminense, Cruzeiro e Criciúma nas fases eliminatórias.
Já o Corinthians, após uma fase de grupos com altos e baixos, superou Ituano nos pênaltis e venceu o Vasco nas quartas, mostrando força nos momentos decisivos. Agora, as duas equipes paulistas se enfrentam pela tão aguardada taça do torneio.