20.8 C
Três Lagoas
domingo, 24 de novembro, 2024

Outubro inicia com 798 focos de calor no Pantanal, mas Ibama diz que situação está controlada

Nos cinco primeiros dias de outubro, foram registrados 798 focos de calor no Bioma Pantanal, sendo 550 (69%) em Mato Grosso do Sul e 248 (31%) no Mato Grosso. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No entanto,  de acordo com o analista ambiental do Ibama Prevfogo Mato Grosso do Sul, Alexandre Pereira, a situação no Pantanal está controlada.

“No pantanal do Mato Grosso do Sul a situação na região da Serra do Amolar está controlada, na região da Jatobazinho também. A situação para o Pantanal está bem mais tranquila do que na semana anterior”, explicou.

“Os focos agora estão concentrados no norte do Pantanal do Mato Grosso, aonde estão concentrados a maior quantidade dos focos de calor”, acrescentou.

O analista pontua ainda que o que preocupa é um incêndio ativo no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro.  

COMPARATIVO

Se comparado ao mesmo período do ano passado, os focos são 9,42% menor.

Do dia 1° ao dia 5 de outubro de 2020 foram registrados 881 focos, sendo 546 (62%) para o Pantanal do Mato Grosso do Sul e 334 (38%) para Mato Grosso.

Em 2021

Ainda conforme dados do Inpe, do dia 1° de janeiro até 5 de outubro, foram registrados 6.136 focos de calor para o Bioma Pantanal.

Deste total, 4.621 são no Pantanal de Mato Grosso do Sul, correspondendo a 75%. Os outros 1.515 são em Mato Grosso, representando 25%.

Informações do site Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pesquisa mostra diferença de preço de 32,25% no etanol e de 22,98% na gasolina em MS

No caso da gasolina comum, a menor média encontrada foi de R$ 5,74 em Campo Grande; e a maior de R$ 7,05, em Corumbá.

Hemosul de MS investe em qualificação e informação voltado ao atendimento ao público

Só nesta primeira quinzena de novembro foram quatro iniciativas de suma importância para os atendimentos diários do Hemosul, como é o caso da ‘Formação em Urgência e Emergência: suporte básico e avançado à vida’.

Estudo sobre florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro

Este resultado gerou um artigo, que projetou o Mato Grosso do Sul em uma das revistas científicas mais importantes da Europa.