21.8 C
Três Lagoas
sábado, 2 de novembro, 2024

Otávio Trad vai cobrar qualidade das câmeras de vídeomonitoramento

Política – 27/04/2013 – 10:04

Presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara Municipal, o vereador Otávio Trad (PTdoB) vai cobrar da prefeitura de Campo Grande que as câmeras que serão instaladas para fazer o vídeomonitoramento da Capital possam funcionar 24 horas por dia, em especial no período noturno. Isso porque conforme disse o representante da prefeitura durante a audiência pública onde foi discutida a proposta, houve a redução dos recursos no convênio firmado com o Ministério da Justiça.

A Prefeitura argumentou que só será possível monitorar a cidade no período diurno, alegando que as câmeras equipadas com infravermelho, dispositivo para filmar à noite, são caras, custando de R$ 40 a R$ 120 mil cada aparelho.

“Vamos cobrar que essas câmeras funcionem de noite e a comissão irá verificar a resolução desses aparelhos que serão adquiridos. Caso verificarmos que as câmeras não estejam adequadas para o uso noturno, pediremos para que o dispositivo seja inserido nesses equipamentos”, afirma o vereador.

O titular da 1ª DP (Delegacia de Polícia), Delegado Wellington de Oliveira foi categórico ao dizer que se não for para utilizar 100% da tecnologia, não há motivos para adquirir os equipamentos. “Precisamos para de brincar com a segurança pública”, afirmou. “Instalar essas câmeras e elas não capturarem o que acontece à noite é como comprar um Kinder Ovo para uma criança e produto não ter brinquedinho”, comparou o delegado.

Otávio Trad explicou que o projeto de lei onde estabelece o uso de câmeras tem entre suas justificativas a “otimização” do gerenciamento de trânsito e a implantação de uma ferramenta de vigilância para o combate à criminalidade. Com as câmeras, também se pretende ampliar a vigilância ambiental e aperfeiçoar a fiscalização de outras questões relativas ao patrimônio municipal.

A central de monitoramento vai funcionar na antiga sede da Agetran e contará com suporte da guarda municipal, das polícias civil e militar e do IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação), que vai coordenar a central. Para o presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Centro, Adelaido Espinosa é de suma importância o vídeomonitoramento noturno. “Acredito que as câmeras serão úteis durante o dia, mas a necessidade maior é à noite, quando ocorrem a maior parte dos crimes”, destaca.

A medida também prevê que sistemas de vigilância particulares sejam utilizados, bem como o sistema de fibra ótica já existente. Fatos suspeitos e ocorrências policiais em andamento ou consumadas deverão ser comunicados imediatamente à Polícia Militar, e às instituições municipais competentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Feriado tem previsão de instabilidade e chuva em Três Lagoas

Calor e umidade intensos devem provocar temporais com raios, ventania e possível queda de granizo em diversas regiões do estado.

Caminhão tritrem colide com teto de posto de combustível no Anel Viário de Três Lagoas

Veículo de grande porte danifica estrutura de cobertura e quase provocou um desabamento, porém ninguém ficou ferido.

Briga entre moradores de rua termina em furto de celular em frente à Casa da Sopa

Polícia Militar foi acionada após desentendimento que resultou no furto de um telefone, mas suspeito não foi localizado.