Política – 14/02/2012 – 15:02
Senadores de partidos da oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff vão entrar na tarde desta terça-feira com uma representação no Ministério Público (MP) para que seja instaurado um inquérito que apure a conduta do ministro da Fazenda, Guido Mantega, no caso do ex-presidente da Casa da Moeda. Luiz Felipe Denucci foi demitido após denúncias de que recebia propina de fornecedores do órgão em empresas sediadas em paraísos fiscais.
A oposição quer que o MP apure se houve improbidade administrativa por parte do ministro, que admitiu ter sido alertado sobre as atitudes irregulares de Denucci. Mantega, no entanto, afirmou que as acusações não tinham embasamento e não quis comprometer a modernização da instituição, trabalho para o qual Denucci fora contratado. O ex-presidente da Casa da Moeda foi indicado pelo PTB.
Na manhã de hoje, senadores tentaram votar um requerimento de convite para que Mantega comparecesse à Comissão de Assuntos Econômicos para se explicar. A sessão, no entanto, foi cancelada por falta de quórum. Os parlamentares estavam na reunião do Conselho Político com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, onde Mantega também era convidado para fazer uma apresentação sobre a conjuntura econômica internacional.
Ainda há requerimento de igual teor na Comissão de Meio Ambiente da Casa, mas a reunião marcada para hoje também foi cancelada por falta de quórum. A orientação do Planalto é que os governistas barrem a ida de Mantega ao Congresso.
Outro requerimento, de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), pede a realização de uma audiência pública com Mantega e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para debater as medidas econômicas de combate aos efeitos da crise internacional e a gestão orçamentária. A oposição poderá usar esse convite para inquirir Mantega a respeito do caso Casa da Moeda.
Fonte: Jornal do Brasil