A Operação Carnaval 2025 do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), realizada em parceria com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Civil Metropolitana, resultou na abordagem de 1.828 veículos em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, abrangendo tanto as rodovias estaduais quanto as vias urbanas. A operação teve foco na fiscalização de infrações de trânsito, especialmente relacionadas ao uso de álcool e à documentação dos motoristas.
De acordo com dados da operação, o número de testes de etilômetro (teste do bafômetro) caiu 9,45% em relação ao ano anterior. Em 2024, foram realizados 4.519 testes, enquanto em 2025 esse número caiu para 4.092. A boa notícia, no entanto, é a significativa redução no número de motoristas flagrados dirigindo sob o efeito de álcool. Em 2024, 13 motoristas foram pegos em flagrante dirigindo alcoolizados, enquanto em 2025 esse número caiu para 4, uma diminuição de 69,23%.
Redução nas recusas e prisões
A diminuição nos casos de pessoas dirigindo alcoolizadas é atribuída, segundo o Gerente da Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário, Ruben Ajala, ao trabalho contínuo de conscientização da população e às políticas públicas de fiscalização. “Essa diminuição no número de pessoas flagradas bêbadas dirigindo é, em grande parte, uma conscientização da população sobre o quanto isso é errado e pode matar as pessoas, e também ao bom trabalho dos órgãos de fiscalização, que estão cada vez mais preparados e treinados para prevenir essa prática ilegal”, afirmou Ajala.
Outro dado positivo da operação foi a queda no número de recusas ao teste do bafômetro. Em 2024, 410 motoristas se recusaram a realizar o teste, enquanto em 2025 o número caiu para 223, uma redução de 45,61%. Isso indica que, em sua maioria, os motoristas abordados estavam dirigindo de forma legal e sem ingerir álcool.
Em relação às prisões, o número de pessoas detidas por dirigirem alcoolizadas também teve uma redução. Em 2024, sete motoristas foram presos, enquanto em 2025 esse número caiu para quatro.
Embora os dados sobre o consumo de álcool e direção mostrem uma melhora significativa, uma nova preocupação tem ganhado destaque nas fiscalizações: o aumento de motoristas flagrados dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em 2024, 77 pessoas foram flagradas sem a documentação necessária para conduzir veículos, e esse número cresceu 22,08% em 2025, chegando a 94 flagrantes.
“Essa tem sido uma crescente preocupante nos últimos anos. Apesar de os números sobre direção sob efeito de álcool estarem caindo, a quantidade de motoristas sem CNH vem aumentando, o que é uma nova preocupação para os órgãos fiscalizadores”, alertou Ruben Ajala.
Com informações Detran-MS