29.6 C
Três Lagoas
domingo, 22 de dezembro, 2024

Ocupação dos lotes do Cinturão Verde é determinada por lei

17/05/2013 10h13 – Atualizado em 17/05/2013 10h13

A Prefeitura de Três Lagoas instituiu no dia 20 de agosto de 2012 a Comissão de Regularização da Ocupação dos Lotes do Cinturão Verde, responsável por analisar requisitos estabelecidos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e o Município para ocupação dos lotes.

Por: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Três Lagoas instituiu no dia 20 de agosto de 2012 a Comissão de Regularização da Ocupação dos Lotes do Cinturão Verde, responsável por analisar requisitos estabelecidos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e o Município para ocupação dos lotes.

Após a assinatura do TAC em 2011, instaurado mediante denúncias no Ministério Público sobre irregularidades no Cinturão Verde, a comissão iniciou o processo de levantamento sobre a situação dos lotes. Formada por representantes do Ministério Público, Meio Ambiente, Câmara Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, setor Jurídico da Prefeitura e Agência de Desenvolvimento Agrário (Agraer), cabe a esta, fiscalizar se os ocupantes do Cinturão Verde obedecem aos requisitos do termo de concessão de área, firmada com o município.

EXIGÊNCIASPara ser beneficiário dos lotes, o ocupante precisa residir no município de Três Lagoas por pelo menos seis meses anteriores à época de cadastramento, apresentar certidão negativa de propriedade de imóvel rural, possuir apenas um imóvel urbano destinado à moradia familiar, renda per capita de até um salário mínimo e meio e, para solteiros e viúvos, até dois salários mínimos, além de não ser funcionário público e preencher requisitos do TAC.

LEI

“O ocupante não pode vender, repassar, emprestar, ou locar o lote para outra pessoa, somente a Prefeitura decide a destinação do mesmo”, ressalta a assessora Jurídica da Prefeitura, Viviane Aranha de Freitas.

De acordo com lei e o TAC, toda e qualquer restituição e/ou retomada de imóvel do Cinturão Verde, independente do motivo, deve ser informada ao Ministério Público, para consequente acompanhamento da execução TAC e medidas necessárias.
Segundo Viviane, os ocupantes devem produzir hortifrutigranjeiros e não somente utilizar os lotes para moradia. “Temos enfrentado alguns problemas, e quando a pessoa não atende aos termos para permanecer na área, a Prefeitura pode-se reintegrar a posse do lote”, informa Viviane.

SERVIÇOViviane ainda esclarece que outras informações podem ser obtidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia no prédio do Edifício de Repartições Públicas Estaduais (ERPE), localizado na Avenida Capitão Olinto Mancini, 2.462 ou através do telefone 3929-1248.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mesa Diretora e novos representantes do CMAS tomam posse em cerimônia oficial

Os membros foram empossados através do decreto nº. 1000 de 10 de dezembro data de publicação em 16 de dezembro de 2024, publicado no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL) edição nº 3738.

Veja o que abre e o que fecha durante o recesso de final de ano na Prefeitura de Três Lagoas

Desta forma, a Prefeitura informa os setores que serão fechados e os que funcionarão durante este período.

Acidente aéreo em Gramado: Avião cai no centro da cidade

https://youtu.be/XK6Ox7BhZ4A?si=4oWWEIMdcR61JmVr Na manhã deste domingo, um avião de pequeno porte caiu no município de Gramado, na Serra Gaúcha, causando grande alvoroço na cidade. A queda...