22.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 26 de dezembro, 2024

Obras de estradas rurais e pontes são vistoriadas

11/06/2013 – Atualizado em 11/06/2013

Obras de restauração de estradas rurais e pontes são vistoriadas

O diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural (DDR), Agamenon Alves de Oliveira, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação de Três Lagoas, esteve visitando e vistoriando parte das obras de restauração e manutenção de estradas e pontes da zona rural de Três Lagoas, na última quinta-feira (6).

Grande parte dessas obras visitadas está concluída e outras encontram-se em fase final de execução, como é o caso da nova ponte sobre o Córrego Lagoa Azul, no acesso à Fazenda Berrante de Ouro, a mais de 100 km distante do centro urbano.

O Córrego Lagoa Azul nasce na Fazenda Santa Terezinha e deságua no Córrego do Pombo, percorrendo uma distância de uns 18 km, desde a cabeceira.

A antiga ponte, há décadas construída e atualmente deteriorada e sem condições seguras de trafegabilidade, por determinação da prefeita Marcia Moura (PMDB), está sendo substituída por uma nova, mais segura e com melhores condições de segurança.

Esta nova obra da Administração da prefeita Marcia Moura (PMDB), com investimentos acima de R$ 184 mil refere-se a uma nova ponte de madeira reforçada, com 18,5m de extensão e 4,5m de largura.

Por ocasião da visita do diretor do DDR, acompanhado do coordenador da equipe, Marco Dantas, um grupo de servidores estava concluindo as obras de aterro das cabeceiras e sinalização da estrada que dá acesso à nova ponte, a TL-02.

O acesso a esta ponte, nas proximidades das cabeceiras, “para dar mais segurança aos veículos que trafegam por aqui, foi reforçado com cascalho, para dar mais consistência e durabilidade a esta obra”, explicou o diretor do DDR.

“Além desta nova ponte, neste ano de 2013, realizamos serviços de pintura e manutenção de outras 12 pontes, para dar segurança ao nosso transporte escolar da zona rural e às famílias dos produtores rurais”, observou o diretor do DDR.

Com a criação do DDR, na nova administração da prefeita Marcia Moura, “estamos nos estruturando com pessoal e maquinário para darmos assistência contínua e necessária a todos que usam nossas estradas e pontes, pensando principalmente no transporte escolar rural e na melhor qualidade de vida dos que trabalham e vivem no campo”, comentou Agamenon.

ESTRADAS

Na manutenção e restauração das estradas rurais, a Prefeitura de Três Lagoas vem executando continuados serviços de nivelamento do leito das estradas, aterros que se fazem necessários, caixas de reserva e desvio das águas pluviais para conter a erosão e a formação de lagoas e buracos, explicou Agamenon.

“Em sua Administração, a prefeita Marcia Moura, ao criar o DDR, determinou que déssemos atenção especial à manutenção das nossas pontes e estradas, porque as famílias que residem e trabalham na zona rural merecem atenção e respeito”, voltou a comentar Agamenon.

A primeira obra visitada e conferidos os trabalhos ali realizados foi a Estrada da Piaba, no trecho de 33 km, até à Fazenda Toca do Jacaré. Esta estrada rural parte da BR-262, na altura do km 55.

A segunda visita foi vistoriar os serviços de restauração e pintura da ponte sobre o Córrego Pombo Verde, na estrada que dá acesso à Fazenda Paraíso e Fazenda Pombo Verde, entre outras propriedades rurais.

Entre as demais visitas de vistoria e acompanhamento de obras na zona rural, Agamenon esteve na Ponte sobre o Córrego Pombinho, também restaurada e pintada. Este córrego, de beleza natural preservada e água limpa e transparente na maioria de seu percurso, nasce na Fazenda Triunfo e deságua no Córrego do Pombo, numa extensão de uns 13 km, como informou Marco Dantas.

A Prefeitura de Três Lagoas também restaurou por completo grande parte da estrada que dá acesso à nova ponte sobre o Córrego Lago Azul, num trecho de mais de 18km, desde o acesso da BR-262(altura do km 95) à TL-02.

Uma outra obra importante é a restauração da TL- 02, em toda a sua extensão e, notadamente, no trecho do Bar da Marca Quatro até à divisa territorial rural com o município de Água Clara, num percurso de quase 10 km.

Esse trecho, que parte da MS-377, estrada pavimentada que liga a BR-262 (Água Clara) a Inocência e dá acesso à Fazenda Fortaleza e Fazenda Nipak, “há mais de 16 anos que não recebia qualquer tipo de serviços da Prefeitura de Três Lagoas e estava abandonado”, comentou Agamenon.

Por: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mato Grosso do Sul registra aumento de mortes no trânsito em 2024

O ano de 2024 ainda não chegou ao fim, mas o número de mortes no trânsito em Mato Grosso do Sul já superou os...

Operação Boas Festas: PMR reduz acidentes e intensifica fiscalizações nas rodovias de MS

A Polícia Militar Rodoviária (PMR) de Mato Grosso do Sul divulgou os resultados parciais da Operação Boas Festas, realizada entre 9 e 25 de...

Furto em obra no Jardim Alvorada

Na madrugada desta quinta-feira (26), um ladrão arrombou um contêiner de ferramentas em uma obra em construção no bairro Jardim Alvorada, em Três Lagoas....