A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) abre, nesta quarta-feira (05), as inscrições para sua edição de 2025. Em sua vigésima edição, a competição, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), consolida-se como uma das principais iniciativas de estímulo ao estudo da matemática no país. As inscrições podem ser feitas até 17 de março, e a expectativa é que 18 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas participem.
Podem se inscrever alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, que disputarão 8.450 medalhas e 51 mil certificados de menção honrosa. Além do reconhecimento, os premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas de reforço em matemática e uma bolsa de R$ 300 para estudantes de escolas públicas.
Desde sua criação, a Obmep já alcançou 5.564 municípios brasileiros e, desde 2022, ganhou uma “irmã caçula”: a Olimpíada Mirim de Matemática, voltada para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (2º ao 5º ano). Marcelo Viana, diretor-geral do Impa, destaca que a competição não só engaja os estudantes, mas também os professores, muitos dos quais não têm formação específica em matemática.
“A Obmep contribui para suavizar a relação dos alunos e professores com a matemática, por meio de uma abordagem lúdica e instigante na resolução de problemas”, afirma Viana. Ele também ressalta a importância de ampliar o acesso de estudantes de regiões carentes à competição, com ações como a formação de professores e o treinamento de alunos.
Alunos de Três Lagoas já foram destaques na Olimpíada Brasileira de Matemática
O aluno Rafael Hayashi de Sá, da Escola Municipal Joaquim Marques de Souza, já alcançou a medalha de ouro regional e prata em nível nacional. Além disso, outros estudantes também foram premiados, como Ana Clara Guimarães Sanches, Rafael Marra Franco de Oliveira, Ana Júlia Silvio de Wilmes, Alana Vitória Ramos Santana e Luiz Gustavo de Melo Lopes.
Na 17ª edição da OBMEP em 2022, os estudantes da rede municipal conquistaram uma medalha de prata, dois bronzes e quatro menções honrosas. Já na 18ª edição em 2023, um estudante de Três Lagoas recebeu medalha de prata, e outros cinco foram reconhecidos com menções honrosas em nível nacional.