23.3 C
Três Lagoas
sábado, 19 de abril, 2025

“O Maior Doador de Órgãos” pela artista plástica Agnes Rodrigues

Durante a semana destinada ao incentivo a doação de órgãos e córneas, a artista plástica Agnes Rodrigues, criou a obra “O Maior Doador de Órgãos”, que ainda está em exposição no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco), na Capital.

03/10/2019 09h32
Por: Ruth Farias com informações de Julila Vasquez

CAMPO GRANDE (MS) – A artísta plástica campo-grandense Agnes Rodrigues, de 75 anos de idade, elaborou uma obra por nome “O Maior Doador de Órgãos”, que tem por finalidade incentivar a campanha de doação de órgãos e córneas. A campanha e exposição aconteceu em setembro, mas ainda é possível, apreciar a obra, uma vez que continua exposta no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, localizado na Capital.

A artista plástica nasceu em Campo Grande (MS), em família humilde, mas desde pequena já demonstrava familiaridade com a arte, pintava panos de prato, realizava trabalhos com manilhas e arte em paredes.

Quando tinha 40 anos de idade, entrou na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para fazer o curso de Artes. Tornou-se uma artista plástica de renome, principalmente, na Capital e, participou de vários eventos, entre eles: Bienal Naifs do Brasil em 1996 e Bienal Naifs do Brasil em 1998, ambas na cidade de Piracicaba (SP).

Agnes pintou diversas obras, uma em especial pertence à série “Meu Pai Boiadeiro”, uma série que contém diversos quadros, que segundo ela, foi uma inspiração que veio do seu pai, que era boiadeiro.

Também pintou quadros com a temática “No Pantanal Não Se Passa a Régua”, em alusão à poesia de Manoel de Barros, escritor nascido em Mato Grosso, que migrou para o Mato Grosso do Sul e escrevia sobre os temas do Pantanal.

SOBRE O ESTILO

A arte da Agnes Rodrigues possui um estilo único, sua forma de pintar é característica de uma arte Naif figurativa.

A arte Naif é um estilo artístico que não segue as regras tradicionais de representação. E a arte figurativa, são representações de forma humana, elementos da natureza e objetos criados pelo homem.

A ARTE COMO SUPERAÇÃO

No ano de 2013, aos 69 anos de idade, descobriu um câncer no intestino e, passou por um tratamento severo, que consistiu na retirada de uma parte do seu intestino, além de sessões que fizeram seu cabelo cair, porém, Agnes Rodrigues demonstra muita determinação e, não deixou a doença vencer essa batalha, nem deixou de pintar.

A partir desse acontecimento, ela começou a participar voluntariamente de projetos e campanhas da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Campo Grande (MS).

Recentemente, pintou uma tela para a campanha “Setembro Verde – Semana Estadual de Incentivo a Doação de Órgãos e Córneas”. O nome da obra é “O Maior Doador de Órgãos”, onde desenhou a figura de Jesus Cristo na cruz, com diversos corações.

A exposição da obra de Agnes e demais artistas, estão disponíveis no MARCO – Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, que fica localizado na rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Carandá Bosque, Campo Grande/MS.

A história e a arte de Agnes Rodrigues, junto com a energia e disposição dessa mulher de 75 anos de idade é algo incrível e que inspira grande admiração.

Agnes Rodrigues junto com sua obra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com previsão de chuva até domingo (20), Defesa Civil emite alerta amarelo e orienta sobre riscos e atendimentos

O sábado (19) começou com chuva e a sexta-feira (18) foi marcada por grande volume de água em Três Lagoas, com intensidade que pegou...

Suspeito do 8º feminicídio do ano morre em confronto com o Choque

O principal suspeito pelo 8º caso de feminicídio, registrado em Mato Grosso do Sul neste ano, morreu em confronto com policiais do Batalhão de...