Os brasileiros continuam a ser alvo de um número abusivo de chamadas de telemarketing, com mais de 1 bilhão de ligações indesejadas por mês, segundo dados recentes da Anatel. Apesar das ações de bloqueio adotadas pela agência, o número de chamadas cresceu entre 2023 e 2024, passando de 76,11 bilhões para 82,52 bilhões nos primeiros sete meses de 2024. Esse aumento revela a persistência do problema, afetando milhões de consumidores em todo o país.
Desde junho de 2022, a Anatel já bloqueou 184,9 bilhões de ligações inoportunas, com uma taxa de eficiência de 85%. No entanto, cerca de 15% dessas chamadas ainda chegam aos consumidores. A principal causa dessa resistência é o uso de robôs para realizar chamadas automatizadas em grande escala, muitas vezes com a intenção de contatar dezenas de milhares de pessoas por dia, em um curto espaço de tempo e sem qualquer interação humana.
Para tentar combater essas ligações indesejadas, a Anatel criou a plataforma “Não Me Perturbe”, permitindo que os consumidores se cadastrem para bloquear chamadas de telemarketing de empresas que firmaram compromisso com a agência. Embora essa plataforma tenha se mostrado uma solução eficiente para algumas operadoras e instituições financeiras, ela ainda não é capaz de resolver o problema de forma completa, já que muitas empresas não aderiram à iniciativa ou desrespeitam as regras.
A plataforma exige um cadastro simples, onde o consumidor fornece informações como nome, CPF, e-mail e telefone, e pode escolher as empresas a serem bloqueadas. No entanto, a medida ainda enfrenta limitações e não impede chamadas de empresas que não aderiram ao “Não Me Perturbe”. Embora as grandes operadoras de telecomunicações e diversos bancos já participem, o combate efetivo ao telemarketing abusivo ainda depende de uma maior conscientização e ação das autoridades e da sociedade.
Com informações Anatel