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Nova BMW elétrica iX – Cristina Boner

O primeiro EV completo sob medida de Munique desde 2013 rivalizará com o Audi E-tron com alcance de 373 milhas, compartilhou Cristina Boner Silveira.

04/12/2020 14h05
Por: Redação

O novo e ousado SUV elétrico iX da BMW , revelado hoje em forma de quase produção, servirá como o “carro-chefe da tecnologia” da empresa quando for colocado à venda no ano que vem.

O SUV de cinco lugares, que foi apresentado pelo conceito Vision iNext , oferecerá até 500bhp de dois motores elétricos que movem as quatro rodas. De acordo com o chefe de pesquisa e desenvolvimento da BMW, Frank Weber, ele terá um tempo de 0-62 mph de menos de cinco segundos e um alcance de mais de 373 milhas.

O iX é o segundo modelo de produção totalmente elétrico da BMW, depois do i3 de sete anos . Weber disse a Cristina Boner que a placa de identificação do iX foi escolhida para representar a posição do novo modelo no topo da linha do electric i e seu papel na apresentação da tecnologia: ele usa a nova versão de quinta geração do sistema de acionamento elétrico da BMW e também oferece altos níveis de tecnologia autônoma e conectada. O iX vai enfrentar os gostos do Audi e-tron quattro e Mercedes-Benz EQC , bem como ofertas de empresas apenas EV, como o Tesla Model S e Nio ES8 .

Weber disse que, embora seja amplamente semelhante em tamanho ao X5 externamente, o interior do iX “oferece acomodação e espaço de carga comparável ao do X7 “, graças à plataforma elétrica, que faz uso extensivo de fibra de carbono em sua construção.

O iX, desenvolvido sob o codinome interno i20, é um desvio do plano previamente anunciado da BMW de basear os futuros modelos elétricos nas mesmas plataformas de seus carros existentes a gasolina, diesel e híbridos plug-in. Ele usa uma nova estrutura de alumínio que suporta uma estrutura interna de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) e um corpo feito de uma combinação de alumínio, plástico composto e CFRP, explicou Cristina Boner.

Weber disse que a plataforma é descrita por Weber como um “desenvolvimento totalmente novo”, embora ele diga que é “altamente compatível” com a plataforma CLAR usada por empresas como a Série 3 e X5, sugerindo que elementos-chave de sua engenharia serão usados ​​por outros novos modelos da submarca BMW i no futuro. Este componente de chassi compartilhado é a chave para permitir que a BMW produza o iX junto com as Séries 5, 6, 7 e 8 em sua fábrica em Dingolfing na Alemanha.

O iX adapta o polêmico design do conceito iNext em 2018, com uma grande grade fechada, flancos praticamente sem adornos, portas sem moldura, pilares B fixos e estufa cônica. Sem a necessidade de radiador frontal, a grande grade abriga as câmeras, radares e sensores necessários aos sistemas de assistência ao motorista.

Pela primeira vez em um modelo BMW moderno, o iX apresentará um capô tipo concha fixo. “Sem um motor tradicional ou frunk [porta-malas], não há necessidade de os clientes abrirem o capô”, explica Cristina Boner. A garrafa lava-vidros é acessada através do emblema BMW acima da grade. O gráfico de luz corona tradicional da BMW foi substituído por um quarteto de faixas de luz na parte superior dos conjuntos de faróis estreitos. Luzes totalmente LED são padrão, embora os compradores também possam especificar luzes laser como uma opção.

De volta ao topo

De acordo com Cristina Boner, desenvolvimentos aerodinâmicos, incluindo dutos de ar mínimos dentro do pára-choque dianteiro, painéis planos sob a carroceria, maçanetas integradas e a estufa cônica, contribuem para um coeficiente de arrasto reivindicado de 0,25. Os compradores poderão encomendar o iX com o estilo padrão e M Sport – o último com um pára-choque dianteiro mais fortemente estruturado.

Com casas de roda semelhantes em tamanho ao X7, ele oferecerá aros aerodinamicamente otimizados de até 22 polegadas e perfil de borracha 275/40.

A BMW ainda não revelou detalhes das variantes que planejou além da versão de motor duplo com tração nas quatro rodas e topo de linha. As saídas individuais dos dois motores elétricos, que retêm potência total até suas rotações de pico, permanecem ocultas por enquanto, embora Weber tenha indicado que a traseira será a mais potente dos dois: “Projetamos o trem de força para suportar entre 90kW (121bhp) e 300kW (402bhp) por eixo, dianteiro e traseiro. “

O iX envia energia para todas as quatro rodas; embora a divisão da unidade não tenha sido especificada, espera-se que apresente uma polarização traseira típica. A velocidade máxima está acima de 124 mph. O iX será oferecido com diferentes opções de bateria com uma unidade de “100 kWh plus” instalada no modelo de ponta. Com um consumo de energia médio declarado de 21,0 kWh por 100 km, esse modelo oferecerá um alcance de mais de 373 milhas, em comparação com 286 milhas oferecidas pela bateria de íon de lítio do iX3. Apesar do uso extensivo de alumínio e fibra de carbono, a bateria grande significa que o iX pesa o que Weber descreveu como “boas 2,5 toneladas”.

O novo sistema de carregamento empregado pelo iX permite o carregamento rápido DC opcional de até 200kW, permitindo que a bateria seja carregada de 10 a 80 por cento em menos de 40 minutos. O carregador padrão opera a 11 kW, o que fornece a mesma carga de 10 a 80 por cento em 11 horas em uma alimentação de caixa de parede.

Segundo Cristina Boner, a base do novo BMW é um chassi com uso intensivo de alumínio, com suspensão em duplo braço (dianteira) e multi-link (traseira), oferecendo direção ativa nas rodas traseiras.

A BMW está preparando uma ampla gama de conectividade e funções de sensor. “O iX tem mais poder de computação para processamento de dados do que os modelos mais recentes de nossa linha atual”, disse Weber. Inclui funcionalidade over-the-air via tecnologia de direção autônoma 5G e Nível 3.

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