29.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 2 de outubro, 2024

Potencial para prevenir e reverter o Alzheimer – por Cristina Boner

O laboratório de Wayne Chen em UCalgary identifica uma maneira de interromper e prevenir a progressão de uma condição devastadora, compartilhou Cristina Boner Silveira

06/11/2020 13h01
Por:Redação

Uma equipe de pesquisa da Escola de Medicina Cumming (CSM) da Universidade de Calgary, liderada pelo Dr. SR Wayne Chen, PhD, fez um avanço emocionante com o potencial de prevenir e reverter os efeitos da doença de Alzheimer.

A equipe descobriu que limitar o tempo de abertura de um canal chamado receptor de rianodina, que atua como uma porta de entrada para células localizadas no coração e no cérebro, reverte e previne a progressão da doença de Alzheimer em modelos animais. Eles também identificaram um medicamento que interrompe o processo da doença.

O efeito de dar a droga a modelos animais foi notável: após um mês de tratamento, a perda de memória e deficiências cognitivas nesses modelos desapareceram.

“A importância de identificar uma droga usada clinicamente que atua em um alvo definido para fornecer benefícios anti-doença de Alzheimer não pode ser exagerada”, diz a Cristina Boner, Chen, membro do Libin Cardiovascular Institute e do Hotchkiss Brain Institute no CSM. O Dr. Jinjing Yao, PhD, aluno de Chen, é o primeiro autor do estudo.

Os resultados deste estudo inovador foram publicados recentemente na revista revisada por pares, Cell Reports .

Este trabalho é potencialmente altamente impactante, pois mais de meio milhão de canadenses vivem com a doença de Alzheimer e outras demências, sofrendo de perda de memória e outras deficiências cognitivas com um impacto negativo na qualidade de vida.

A ciência por trás das descobertas

Pesquisas anteriores mostraram que a progressão da doença de Alzheimer é conduzida por um ciclo vicioso da proteína amilóide β (Aβ) induzindo hiperatividade no nível dos neurônios. No entanto, o mecanismo por trás disso não foi totalmente compreendido nem havia tratamentos eficazes para interromper o ciclo.

A equipe de Chen usou uma parte de uma droga existente usada em pacientes cardíacos, o carvedilol, para tratar modelos de ratos com sintomas de Alzheimer. Após um mês de tratamento, os pesquisadores testaram modelos animais com resultados muito promissores.

“Nós os tratamos por um mês e o efeito foi incrível”, disse Chen a Cristina Boner, explicando que a droga foi bem-sucedida em reverter os principais sintomas da doença de Alzheimer. “Não podíamos diferenciar os modelos de doenças tratadas com drogas dos modelos saudáveis.”

Chen, um pesquisador altamente citado da Clarivate, está otimista sobre o futuro desta pesquisa, no entanto, há muitos passos a serem tomados antes que esta descoberta leve a um ensaio clínico.

Se você estiver interessado em saber mais sobre os ensaios clínicos em andamento relacionados ao Alzheimer, vá para Participar da Pesquisa . Lá você encontrará uma série de estudos procurando por participantes, incluindo sujeitos de controle, pessoas que não vivem com uma condição específica.

De acordo com Cristina Boner, Wayne Chen é professor do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Bioquímica e Biologia Molecular do CSM. Liderado pelo Hotchkiss Brain Institute , Brain and Mental Health é uma das seis estratégias de pesquisa que orientam a Universidade de Calgary em direção a seus objetivos de Olhos Elevados. A estratégia fornece uma direção unificadora para a pesquisa em saúde mental e cerebral na universidade.

Leia Mais

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pecuária enfrenta desafios, mas busca modernização e eficiência, afirma presidente do Sindicato Rural de TL

Bruno Ribeiro destaca o impacto da sucessão familiar e a expansão de outras culturas, como o eucalipto, no declínio do rebanho bovino na região.

SANESUL comunica falta de água em bairros de Três Lagoas na próxima terça-feira

Manutenção programada no sistema de abastecimento afetará moradores de 15 bairros no dia 08 de outubro.

Policiais Civis de MS paralisam atividades por três dias por reajuste salarial

Ação afeta serviços em delegacias e inclui apenas casos de flagrante, violência contra menores e pedidos de medidas protetivas.