20.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Número de incêndios neste ano em MS já supera os casos de 2017

A maior parte das ocorrências de fogo em vegetações e pastos é provocada de forma intencional.

17/07/2018 09h29
Por: Laís Eger Penha / Por Midiamax

O número de incêndios registrados em Mato Grosso do Sul este ano já é 53,16% maior que o total de casos computados em todo ano passado. Até a última segunda-feira (16), o Corpo de Bombeiros já combateu 2.201 casos em todo Estado.

Na Capital, a variação é semelhante, com aumento de 52,03%: ano passado foram 1.119 operações contra 736 registrados em 2017.

O número crescente de incêndios desperta a preocupação, principalmente porque, de acordo com o Corpo de Bombeiros, a maior parte das ocorrências de fogo em vegetações e pastos é provocada de forma intencional.

“Há incêndios provocados por acidentes, como pontas de cigarros jogados em vegetação seca. Mas, o maior número das ocorrências é provocado intencionalmente. São pessoas que reúnem lixo, que limpam e capinam terrenos e pastos e que utilizam o fogo para eliminar os resíduos. São situações graves, já que as equipes que combatem fogo precisam se dividir entre as inúmeras ocorrências”, destaca o tenente-coronel Marcos Meza, da comunicação do Corpo de Bombeiros.

Tempo seco é vilão

Além da ação humana, a questão climática é um dos agravantes do aumento de incêndios nesta época do ano. No inverno seco de Mato Grosso do Sul, no qual a umidade relativa do ar é consideravelmente menor, abaixo do índice de 30%, a combustão de lixo pode ter proporções avassaladoras, além de ser crime ambiental.

A pena para quem cometer queimadas pode variar de reclusão de três a seis anos e multa, de acordo com o Artigo 250 do Código Penal, que considera crime queimar qualquer coisa em ambiente aberto.

“Nesse período de inverno a demanda aumenta significativamente e a guarnição que atende essas ocorrências por vezes precisa se dividir entre os chamados. A partir disso, tragédias podem acontecer. Quem ateia fogo para limpar o terreno, além de cometer um crime ambiental, pode por em risco os prédios vizinhos, já que o fogo pode se alastrar muito rapidamente”, informa.

No período de estiagem, também aumentam os casos de doenças respiratórias, sobretudo na população infantil e idosa. “A fumaça somada à secura agrava os problemas respiratórios e também fazem aumentar a demanda por atendimento médico-hospitalar. Toda consequência vai desaguar, inclusive, num impacto financeiro que poderia ser evitado”, conclui.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...