23.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 19 de dezembro, 2024

Sindicato pressiona governo para INSS pagar décimo quarto (14º) de aposentados e pensionistas

O pagamento emergencial já foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e segue sua tramitação normal, onde aguarda votação

30/07/2020 08h34
Por: Deyvid Santos

BRASIL – O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) reivindicam o pagamento de um 14º salário emergencial no final do ano para conseguir equilibrar as contas. Isso porque a maioria deles mantém o sustento da família.

Nesta semana, o Sindnapi encaminhou um documento ao Congresso Nacional, cobrando uma posição para que o décimo quarto (14º) salário emergencial de aposentados e pensionistas seja pago excepcionalmente este ano.

O pagamento emergencial já foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e segue sua tramitação normal, onde aguarda votação. Para pressionar pelo pagamento, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) encaminhou ofício ao deputado Rodrigo Maia, presidente da Casa.

“Além de amparar os mais vulneráveis, o 14º salário injetaria milhões na economia em todos os municípios do país, que sofrem forte crise devido à pandemia”, avalia João Inocentini, presidente do Sindnapi.

A implementação do 14º salário aos aposentados e pensionistas ampararia socialmente cerca de 10 milhões de cidadãos economicamente ativos que perderam o emprego com a crise e passaram a depender da ajuda de familiares beneficiários do INSS, avalia o Sindnapi.

Benefício ajudaria municípios

O décimo quarto dos aposentados, segundo o Sindnapi, seria essencial para movimentar as economias de 64% dos municípios, que dependem da renda beneficiários do INSS, segundo levantamento da Previdência.

“Vários segmentos da sociedade receberam o justo amparo do governo, porém, os aposentados e pensionistas ficaram de fora. Isso não é razoável”, critica João Batista Inocentini, presidente do Sindnapi.

De acordo com Inocentini, a implementação do 14º salário emergencial, além do caráter humanitário, seria também uma medida para preservar a economia, principalmente dos médios e pequenos comércios, responsáveis por milhões de empregos no país.

Informações do site Informe Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestão no meio ambiente em Três Lagoas: Certificação da ONU, novas praças e apoio ao homem do campo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) tem se destacado durante a gestão do Prefeito Angelo Guerreiro (2017 – 2024) pela implementação...

Polícia Civil prende suspeito de furto em flagrante e recupera bicicleta em Três Lagoas

Ação rápida da SIG garantiu a prisão do suspeito e a devolução do veículo à proprietária.

Programa do TJMS promove cidadania e acesso à moradia regularizada no estado

Responsável pelo projeto, o Desembargador Luiz Tadeu destaca impactos sociais e econômicos do projeto em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira, 18.