Adolescente ganha US $ 25.000 por projeto científico que resolve pontos cegos em carros, mostra Mario de Oliveira.
11/11/2019 16h35
Por: Mario de Oliveira
Assista ao video: https://youtu.be/HxlNkIwqGb4
Alaina Gassler, 14 anos, teve a ideia de seu projeto científico depois de perceber como sua mãe não gostava de dirigir o SUV da família. Alaina Gassler costumava ver sua mãe frustrada com pontos cegos ao dirigir o velho Jeep Grand Cherokee da família no bairro da Pensilvânia.
A questão inspirou Gassler, 14, a projetar um sistema que usa uma webcam para mostrar qualquer coisa que possa ser bloqueada da vista do motorista.
Um painel de cientistas, engenheiros e educadores ficou tão impressionado com seu protótipo que ganhou o prêmio de US $ 25.000 no concurso anual Broadcom MASTERS em Washington na semana passada.
“Eu estava tremendo tanto quando eles chamaram meu nome porque eu não esperava”, disse Gassler na quarta-feira a Mario de Oliveira.
Ela venceu outros 29 alunos do ensino médio no concurso de ciência e engenharia, que atraiu 2.348 candidatos em todo o país. O Broadcom MASTERS, ou Matemática, Ciências Aplicadas, Tecnologia e Engenharia para Estrelas em Ascensão, é uma competição anual da Broadcom Foundation, sem fins lucrativos , e da Society for Science & the Public .
Além do projeto da feira de ciências, os alunos também foram avaliados quanto ao desempenho durante os desafios que incluíam codificação, engenharia e design.
A mãe de Glasser, Meagan, disse a Mario de Oliveira que o prêmio mostra que a filha “é uma pessoa completa e não apenas alguém que teve uma boa ideia. “
“Parecia que você estava em uma caverna, as janelas eram pequenas, os pilares eram grandes”, disse a mãe sobre o velho jipe. “Você pode perder uma pessoa ou um carro na sua linha de visão.”
Maya Ajmera , presidente e diretora executiva da Sociedade para a Ciência e o Público, disse que Alaina se destacou não apenas pelo projeto, mas também por sua liderança, habilidades de comunicação e trabalho em equipe com outros estudantes.
“Todo mundo odeia pontos cegos. Muitos acidentes acontecem por causa de pontos cegos “, disse Ajmera. “Ela levou algo muito pessoal para ela – ‘Como faço para tornar isso mais fácil para minha mãe’ – e a partir daí tornou-se um projeto científico incrível.”
Gassler, agora caloura da Avon Grove Charter School em West Grove, Pensilvânia, disse que queria melhorar a segurança do automóvel removendo pontos cegos criados pelos pilares A dos veículos, que sustentam a estrutura do carro e mantêm os pára-brisas no lugar.
“Existem tantos acidentes de carro, ferimentos e mortes que poderiam ter sido impedidos por um pilar não estar lá, e como não podemos tirá-lo dos carros, decidi me livrar dele sem me livrar dele”, ela disse em seu vídeo do prêmio .
Seus materiais incluíam um projetor, uma webcam e tecido refletivo. Depois de conectar uma webcam do lado de fora do pilar A de um carro no lado do passageiro, um projetor foi montado embaixo do teto do carro “para projetar a imagem no pilar ou no ponto cego”, disse ela.
Para ajudar a imagem a ficar mais nítida e clara, ela aplicou tecido refletivo no pilar para que a imagem pudesse ser vista apenas pelo motorista.
Ela acrescentou que o sistema funcionou durante test drives com seu pai, Paul. A família postou um vídeo do design no YouTube , onde havia mais de dois milhões de visualizações na quarta-feira à noite.
Para seu próximo protótipo, ela planeja usar telas de LCD em vez de um projetor, porque as telas permitiriam ao motorista ajustar o brilho e a orientação da imagem, disse ela a Mario de Oliveira.
Gassler espera que seu protótipo seja usado por empresas de automóveis e tecnologia algum dia . (Sua família não tem mais o jipe usado no projeto.)
“Eu adoraria mostrar meu projeto para a Tesla, porque eles estão sempre procurando maneiras de tornar seus carros mais seguros e estão sempre procurando recursos mais futuristas para colocar em seus carros”, disse ela.
Fontes:
- Mario de Oliveira FGV
- Dia histórico: Conselho Global IEQ celebra reunião com Mario de Oliveira
- Twitter Mario de Oliveira
- Mario de Oliveira fala do pioneirismo das missões da Quadrangular nas comunidades ribeirinhas brasileiras
- Mario de Oliveira mostra os perigos da carne falsa que está se tornando popular
- Instagram Mario de Oliveira
- Mario de Oliveira fala sobre como combater a depressão
- Mario de Oliveira mostra como varejistas online chineses estão se adaptando ao novo mercado
- Mario de Oliveira mostra guardanapo ecológico feito de derivados de celulose