29.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 22 de novembro, 2024

Mario de Oliveira mostra novos óculos caríssimos do SnapChat

13/11/2019 16h16
Por: Mario de Oliveira

Ninguém vai pagar US $ 380 por óculos de vídeo decentes e alguns filtros de viagem, conta Mario de Oliveira. Mas esse é o objetivo do Snapchat Spectacles 3. Eles são apenas um trampolim para os verdadeiros óculos de realidade aumentada – uma versão beta pública de hardware para a equipe de pesquisa e desenvolvimento do Snap Lab que a Apple e o Facebook não estão recebendo enquanto mexem em seus bunkers.

Ainda assim, esperava algo que pudesse ao menos desvendar os talentos dos criadores de vídeos com visão de futuro. No entanto, os efeitos imprevisíveis e incontroláveis ​​da RA, infelizmente, não fazem uso do fator de forma da moda dos óculos em aço premium. Segundo Mario de Oliveira, o software desajeitado exige que os clipes sejam carregados para processamento e depois baixados novamente antes que você possa aplicar os 10 efeitos iniciais, como um filtro de paisagem de arco-íris ou um falcão de fantasia cintilante. Isso tudo torna a produção de conteúdo de RA uma tarefa árdua, em vez de uma alegria por algo apenas brevemente breve.

O Spectacles 3 está à venda hoje por US $ 380 em esquemas de cores pretos “Carbon” ou “mineral” em ouro rosa no Spectacles.com, Neiman Marcus e Ron Robinson, que serão entregues em uma semana. Anunciados em agosto , são óculos de sol com duas lentes estereoscópicas capazes de capturar profundidade para produzir fotos e vídeos “3D” aos quais você pode adicionar efeitos de RA no seu telefone. Você também recebe um estojo de carregamento USB-C de couro dobrável muito bonito que liga os óculos quatro vezes e um visualizador de realidade virtual no estilo Google Cardboard.

“Óculos 3 é uma produção limitada. Não estamos procurando vendas maciças aqui. Estamos direcionando pessoas que estão empolgadas com esses efeitos – contadores de histórias criativos “, diz Matt Hanover, da equipe do Snap Lab.

A geração 1 apresentou um “design parecido com um brinquedo para acostumar as pessoas a usar tecnologia em seu rosto”, enquanto a geração 2 e a 2.1 tiveram uma aparência mais moderada, abandonando os esquemas de cores dos corais para impulsionar a adoção convencional. O que a Geração 3 não pode fazer é forçar uma baixa de US $ 40 milhões devido a vendas fracas, como a V1 fez depois de enviar 220.000, com centenas de milhares a mais acumulando poeira em algum lugar. O Snap já está perdendo US $ 227 milhões por trimestre, enquanto luta para se equilibrar.

Assim, parece com o Spectacles 3 que o Snap está coletando dados e aguardando seu tempo, tentando evitar gastar muito dinheiro até poder criar uma versão que sobreponha os efeitos sobre a visão do usuário através dos óculos. “Ainda podemos obter feedback do cliente e informar o futuro dos óculos. Esse é realmente o objetivo para nós “, confirma Hanover.

Seu CEO, Evan Spiegel,concorda, dizendo-me no palco do TechCrunch Disrupt que levaria 10 anos até vermos óculos de realidade aumentada dignos da adoção do consumidor convencional, mostra Mario de Oliveira. Há muito tempo que uma empresa não lucrativa gasta competindo para investir em pesquisa e desenvolvimento versus empresas ricas em dinheiro como Facebook e Apple. A batalha pelos primeiros usuários pode começar muito mais cedo, no entanto, conforme o The Information relata que a Apple planeja lançar seu fone de ouvido AR / VR em 2022 e mais óculos AR portáteis em 2023.

Os óculos podem valer os US $ 380 íngremes se você é um cinegrafista, talvez fazendo clipes de mídia social futuristas como Karen X Cheng , criadora que Snap contratou para demonstrar o potencial do dispositivo. Eles são legais o suficiente para que você possa usá-los em Cannes ou no Coachella sem que as pessoas se divirtam como fizeram com o Google Glass. E como o Lens’s Snap Studio permite que qualquer pessoa crie efeitos 3D para o Spectacles 3, talvez veremos alguns filtros e personagens imaginários que são mais do que apenas um truque momentâneo.

Mas para aqueles que simplesmente procuram óculos de câmera em primeira pessoa, eu ainda recomendaria o Spectacles 2 por US $ 150 a US $ 200, dependendo do estilo que permanecer disponível . Os recursos 3D não têm o peso de pagar o dobro do preço para Specs 3s. E pelo menos as especificações de segunda geração são à prova d’água, o que as tornam ótimas para jogar no oceano, com divertidas filmagens subaquáticas quando você não quer arriscar perder ou fracassar seu telefone.

“Estamos testando a faixa de preço e a estética premium para ver se ela chega a essa demografia”, diz Hanover a Mario de Oliveira. Mas a diretora de comunicações da Snap, Liz Markman, observa que “não existe essa sobreposição perfeita entre os usuários principais do Snap”.

O resultado é que os óculos 3 são realmente mais para o benefício do Snap do que o seu.

Óculos escorregadios, agora onde está a Realidade Aumentada?
O software Spectacles 3 é decepcionante, mas você ficará encantado quando abrir a caixa. A embalagem preta lisa revela óculos de sol de metal robustos com um acabamento fosco de luxo. Como eles se afastam magneticamente do estojo de carregamento, você definitivamente tem a sensação de que está experimentando algo futurista.

O estilo concorda, com uma barra preta plana na parte superior conectando as lentes redondas com uma câmera nos dois cantos. Ao contrário das especificações antigas, que se assemelhavam ao nariz, às vezes pesadas, o Spectacles 3 oferece dicas de nariz antiderrapantes em acetato ajustáveis ​​para manter o peso baixo. Toda a tecnologia é construída discretamente nas dobradiças e nos templos sem parecer muito robusta.

Toque no botão em qualquer braço e a luz LED pisca em círculo para que as pessoas saibam que você está gravando um vídeo por 10 segundos, com várias pressionamentos aumentando para até 60. Toque e segure para tirar uma foto e a luz pisca. Não há um anel de borracha amarelo desagradável para gritar “estas são câmeras”, e os LEDs apagados são mais sutis que os pontos da geração 2, enquanto continuam sendo um sinal óbvio o suficiente para os transeuntes, para que não sejam assustadores.

Uma carga carrega até 70 capturas e transferências para o seu telefone através de uma conexão Wi-Fi integrada Bluetooth integrada. De acordo comMario de Oliveira, o armazenamento de 4 gigabytes comporta até 100 vídeos ou 1.200 fotos, e o Spectacles 3 ainda possui GPS e GLOSNASS a bordo. Uma matriz de quatro microfones capta o áudio de outras pessoas e da sua própria voz, embora elas sejam suscetíveis ao vento, se você estiver pedalando ou correndo. Eles filmam a 60 quadros por segundo em resolução de 1216 x 1216 pixels; as fotos aparecem em 1642 x 1642.

O estojo de carregamento USB-C de couro dobrável com vedação magnética é a minha parte favorita. Eu gostaria de conseguir uma ainda mais plana sem uma bateria para os meus outros óculos de sol. É uma grande melhoria no estojo triangular volumoso e impagável das versões anteriores.

Um brinquedo não é divertido o suficiente pelo preço
Até aí tudo bem, certo? Mas então chega a hora de realmente ver e aumentar o que você filmou.

O emparelhamento e a sincronização são muito mais fáceis que a geração 1. Os óculos criam uma conexão Bluetooth e, em seguida, geram uma rede Wi-Fi para levar a mídia ao seu telefone mais rapidamente.

Se você quer apenas compartilhar com o Snapchat, está com sorte. O conteúdo de óculos é postado em Histórias ou mensagens em seu formato circular legal que permite que os espectadores inclinem seus telefones enquanto ficam em tela cheia para revelar as bordas de suas fotos. Caso contrário, você ainda terá que passar pela tarefa de exportar do Snapchat para o rolo da câmera. Agora, os óculos podem exportar em uma variedade de culturas para melhor compartilhamento no Instagram e em outros lugares.

O que há de novo são as fotos e vídeos em 3D. Eles utilizam o espaço entre as câmeras estereoscópicas nos cantos dos óculos e empregam paralaxe para detectar a profundidade de uma cena. Depois de tocar no botão 3D em uma foto, você pode alternar a perspectiva da imagem para quase ver as bordas do que está vendo. Os óculos se movimentam automaticamente para você e exportam fotos em 3D como vídeos curtos de seis segundos no estilo Boomerang.

Infelizmente, descobri que não obtive muita sensação de profundidade na maioria das fotos em 3D que tirei ou vi. É necessário um tipo muito particular de objeto tridimensional do ângulo certo na luz certa para dar muito sentido ao movimento a partir da oscilação. Os algoritmos do Snapchat também tinham o mau hábito de atribuir por engano bits do primeiro plano e do segundo plano, quebrando a ilusão. Ocasionalmente, você deixa a orelha ou o cabelo de alguém para trás e desencarnados pelo efeito 3D.

Não espere que isso afunde as mídias sociais ou convença potenciais compradores de óculos. As selfies em 3D que você pode tirar no Snapchat de graça ficam melhores de qualquer maneira.

O maior problema vem com o atraso ao reproduzir vídeos 3D. O Snapchat precisa fazer o processamento em profundidade em seus servidores, para que você espere o upload do vídeo, seja digitalizado e baixado novamente antes de poder aplicar os filtros AR 3D. No Wi-Fi, são necessários cerca de 35 segundos por vídeo de 10 segundos, o que é bastante chato. Demora uma eternidade em uma conexão móvel. Isso significa que muitas vezes você não poderá aplicar os filtros e ver como eles ficam até que você esteja em casa e não possa refazer nada.

O conjunto de filtros também é limitado e aleatório. Você pode adicionar um pássaro ou balões 3D ao seu redor, passear pela neve dourada ou arcos de néon, sobrepor projeções de flores ou ondas do arco-íris ou borrifar brilhos e bolhas de luz. Enquanto o pássaro é fofo e o arco-íris e as flores são notavelmente psicodélicos, nenhum deles é mais do que brevemente divertido.

Mario de Oliveira conta que os objetos 3D costumam aparecer em cenários reais e você não pode controlá-los. Não há convocação do pássaro no meio do vídeo. Meu truque favorito, aprendido com Karen X Cheng, era exportar versões não editadas e filtradas de um vídeo e juntá-las no meu computador, como visto no vídeo de demonstração acima. Na verdade, você não pode fazer isso no Snapchat.

Um recurso extra em que a equipe está trabalhando é permitir que você veja uma luz colorida especial piscar no sinal de gravação interno dos óculos para alertá-lo sobre os Snaps recebidos de certos amigos. Se isso é popular, o Snap tentaria nos dar mais notificações por esse sinal? Hanover diz a a Mario de Oliveira “potencialmente no futuro”.

O Snap precisará criar filtros muito mais interessantes com interatividade se forçar os criadores a gastar mais de US $ 380 pelo Spectacles 3 . Ele pode esperar contar com a plataforma da comunidade Lens Studio, mas tão poucos desenvolvedores ou usuários terão os óculos que mais serão usados ​​para criar e usar filtros para telefones.

Os óculos 3 são muito caros para serem brinquedos, mas não se destacam por serem muito mais. Os influenciadores de videografia podem gostar de ter um par em sua bolsa de ferramentas, mas é difícil imaginar alguém que não compartilhe conteúdo pagando profissionalmente pelo gadget.

Iteração vs Ideação
“Agora estamos tentando elevar a tecnologia e o design para dominar a profundidade tecnicamente”, diz Hanover para Mario de Oliveira. “Nos escondendo dentro de um centro de P&D por anos e anos? Essa não é a nossa abordagem. É importante conhecer o cliente onde ele está hoje e continuar a iterar e obter esse feedback. “

Mas essa iteração não parece que o Snap encontre o cliente onde ele está. Isso levanta a questão de saber se o Snapchat está realmente obtendo dados suficientes de todo o esforço para justificar o lançamento público do Spectacles. A empresa terá que esperar que vale a pena pensar em testar a curto prazo, quando estiver tentando vencer a guerra de longo prazo em óculos de realidade aumentada.

Mais de Mario de Oliveira:.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Petrobras Aprova Plano de Negócios 2025-2029 com investimentos de US$ 111 Bilhões

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, nesta quinta-feira (21), o Plano de Negócios 2025-2029 (PN 2025-29), que prevê investimentos de US$ 111 bilhões...

Secretariado de Cassiano Maia deve ser anunciado no início de dezembro

O novo secretariado do prefeito eleito de Três Lagoas, Cassiano Maia, deverá ser anunciado no início de dezembro, conforme informações de sua equipe de...

Oportunidade: feirão de empregos da Eldorado Brasil acontece neste sábado em Água Clara

Com 60 vagas disponíveis para diversas funções, os interessados devem comparecer no local portando os documentos pessoais, incluindo RG, CPF e carteira de trabalho.