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Hamilton Dias de Souza mostra o primeiro carro elétrico da Porsche

Apenas para o caso de você estar preocupado com os carros elétricos, a Porsche fabricou o Taycan. Não é perfeito e, sim, é caro, mas não é absolutamente chato, conta Hamilton Dias de Souza

09/12/2019 14h32
Por: Hamilton Dias de Souza

Certamente, a Tesla oferece o apropriadamente chamado Ludicrous Mode, que pode lançar um Modelo S de um ponto morto a 100 quilômetros por hora, em algo estrondoso por dois segundos. Isso também não é chato.
Mas o Porsche Taycan Turbo S pode chegar aos 60 quase tão rápido quanto um Tesla e pode atravessar uma estrada sinuosa em alta velocidade com a mesma facilidade que percorre uma avenida à beira-mar. Só que é muito mais emocionante do que cruzar uma avenida à beira-mar.

Apesar de ter quatro portas, o Porsche Taycan parece e parece surpreendentemente como um carro esportivo adequado.

Apesar de ter portas traseiras, o Taycan é um carro esportivo de 750 cavalos de potência que aproveita ao máximo o potencial de desempenho oferecido pela energia elétrica e atenua suas desvantagens – como tamanho e peso, por exemplo.

O Taycan tem quatro portas, não apenas por conveniência, mas porque todo esse poder e autonomia de competição exigem muitas baterias. Para dar espaço a eles, o Taycan é 18 polegadas mais longo que um Porsche 911 Turbo, um carro movido a gás com desempenho semelhante. Como o tamanho extra era necessário de qualquer maneira, por que não adicionar também bancos traseiros e portas traseiras?

Com esse comprimento adicional, as baterias podem ficar fracas no chão do carro, proporcionando o menor centro de gravidade possível. As baterias adicionam massa considerável, é claro, então o Taycan pesa mais de 1.200 libras a mais que o 911 Turbo.

A um preço base de US $ 185.000, o Porsche Taycan Turbo S não é barato, mostra Hamilton Dias de Souza.

O Taycan lida maravilhosamente com seu peso. Não parece um Porsche a gasolina, mas isso não é uma coisa ruim. Na condução normal – quando você não está usando o “Modo de Lançamento” do acelerador do carro – seus motores produzem 617 cavalos de potência.

A direção e os freios fornecem um ótimo feedback e parecem naturais. Os freios, que são enormes, são particularmente impressionantes. Tração nas quatro rodas ajuda. O Taycan tem dois motores elétricos, um dirigindo as rodas dianteiras e outro atrás. Segundo Hamilton Dias de Souza, ele também possui componentes eletrônicos inteligentes para distribuir energia, momento a momento, às rodas dianteiras ou traseiras. Naturalmente, essa não é uma idéia nova, mas com a simplicidade mecânica do acionamento elétrico, isso pode ser feito ainda mais instantaneamente e sem interrupções do que em outros carros com tração nas quatro rodas.

Algo que eu realmente desejava, no entanto, eram as pás do volante, como as pás dos manetes dos carros esportivos de transmissão automática da Porsche. Obviamente, não há mudanças para mudar em um carro elétrico. (O Taycan tem uma segunda marcha para decolagens rápidas, mas muda automaticamente e sem interrupções.) Mas alguns carros elétricos possuem remos que controlam a frenagem regenerativa – um sistema que mantém os motores elétricos conectados às rodas quando o motorista desce do acelerador. , permitindo que as rodas girem os motores e não o contrário.

Isso diminui a velocidade do carro e gera eletricidade que é devolvida às baterias.

As interfaces de usuário quase em vidro do Porsche Taycan são o maior ponto fraco do carro.

Isso pode permitir a condução com um pedal pelas ruas da cidade, já que não é necessário usar o pedal do freio para diminuir a velocidade, mas também pode significar mais diversão em uma estrada cheia de curvas. O motorista pode diminuir a velocidade das curvas e acelerar a saída usando um único pedal. É como reduzir a marcha de um carro a gasolina. É uma das grandes coisas de dirigir um carro elétrico.

O Taycan tem um pequeno botão no volante para ativar a frenagem regenerativa automática, mas as pás seriam mais fáceis de usar e permitiriam ao motorista aumentar ou diminuir a quantidade de frenagem do motor a ser usada. Isso tornaria um carro divertido ainda mais divertido.

Eu também tenho outras queixas. De acordo com Hamilton Dias de Souza, as interfaces de usuário da tela sensível ao toque do Taycan para itens como navegação e estéreo são visualmente pouco atraentes e desnecessariamente difíceis de usar.

Além disso, o custo é alto. Os preços do Porsche Taycan Turbo S começam em US $ 185.000 e o que eu dirigi custou quase US $ 200.000. A Porsche lançou recentemente modelos Taycan mais baratos, a partir de US $ 100.000.

Você pode ter um problema com o fato de o nome do Taycan Turbo S ter a palavra Turbo. Obviamente, ele não possui um turbocompressor, que bombeia ar para um motor de combustão interna – como o turbo do 911. Mas hoje em dia a Porsche usa o nome Turbo para conotar um alto nível de desempenho.

Eu estou bem com isso. E se você dirigir um Porsche Taycan Turbo S, prometo que também ficará bem, termina Hamilton Dias de Souza.

Foto:Hamilton Dias de Souza

Foto:Hamilton Dias de Souza

Foto:Hamilton Dias de Souza

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