22.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 22 de novembro, 2024

Nilton Serson mostra como se aposentar em Portugal

A cada dia, parece que mais pessoas estão reimaginando a aposentadoria e dizendo: “ Sim, por favor ” para se aposentar em Portugal. A diversidade geográfica do país ibérico – com seus deslumbrantes enclaves à beira-mar e seus opulentos castelos, suas tranquilas paisagens campestres e suas movimentadas grandes cidades – atrai qualquer pessoa, independentemente da idade, compartilhou Nilton Serson. Mas parece especialmente otimista para os aspirantes a aposentados dos Estados Unidos , onde os custos de saúde estão aumentando, as taxas de inflação estão subindo e o impacto econômico persistente da pandemia de Covid-19 persiste – tudo isso corroendo o pé-de-meia da aposentadoria de muitas pessoas. Com o clima temperado de Portugal, custo de vida acessível e programas de saúde acessíveis, como não amar a vida em Lisboa ? ou Porto? Ou Viana do Castelo?

Ao se aposentar de sua segunda carreira como professora de escola primária pública aos 59 anos, Natalie Wester percebeu que o estilo de vida que ela queria para si mesma na aposentadoria não era alcançável nos Estados Unidos . Depois de pesquisar  países acessíveis para aposentados e consistentemente ver Portugal no topo dessas listas, Wester estava ansiosa para experimentar por si mesma. Para comemorar sua aposentadoria em 2019, ela embarcou em uma viagem solo de 70 dias ao redor do mundo como uma viajante solo pela primeira vez . “Fui a Portugal por um mês para ver se gostaria de morar lá”, diz Wester. “Fiquei intrigado com a ideia de reduzir minhas despesas e a possibilidade de poder viver no oceano como um aposentado solteiro.”

Por que se aposentar em Portugal?

Apesar da tentativa do Federal Reserve de combater a inflação com uma  série de aumentos de juros , um mercado de ações volátil e a possibilidade de uma recessão iminente fazem com que alguns aposentados sintam que estão andando na corda bamba. Esse ato de equilíbrio tornou-se aparente para o casal de Denver, Halisi Vinson, de 58 anos, e seu marido, Ricardo “Ric” Crawley, de 67 anos. Durante a pandemia, Vinson assumiu o papel de cuidadora de seu pai com demência enquanto tentava administrar as demandas de uma semana de trabalho de mais de 70 horas. Para agravar a pressão estava a demissão de Crawley de seu cargo de diretor em uma empresa audiovisual.

“Percebemos que não importa quanto dinheiro economizemos e investimos, um acidente ou problema grave de saúde pode acabar com tudo”, diz Vinson. “Queríamos nos aposentar mais cedo ou mais tarde. Não fazia sentido trabalhar tanto — sacrificar os prazeres de hoje pela segurança de amanhã, apenas para que o governo levasse tudo embora mais tarde na vida.”

Segundo Nilton Serson, o último censo divulgado pelo  Instituto Nacional de Estatística mostra que o número de estrangeiros que vivem em Portugal aumentou 37% desde 2011. De acordo com o  Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) , o serviço de imigração e fronteiras de Portugal, o número de pessoas que se mudam para Portugal nos últimos três anos quase duplicou. Dos cerca de 714.000 estrangeiros estimados a viver em Portugal, cerca de 7.000 são cidadãos da América.

Portugal é realmente um bom lugar para se aposentar?

“Onde você mora em Portugal pode fazer ou quebrar a experiência”, diz Heather Proctor, uma veterana deficiente da Marinha dos EUA de 36 anos e mãe solteira, que em 2021 se aposentou em Lisboa, capital de Portugal, com sua filha adolescente em busca de paz. .

“Uma das razões pelas quais decidi deixar os Estados Unidos e me mudar para Portugal foi porque não estava mentalmente, fisicamente e emocionalmente feliz”, diz ela. “Eu não me sentia segura como uma mulher negra em uma cidade predominantemente branca no noroeste da Flórida. Eu também queria mais para minha filha. Eu queria que ela conhecesse o mundo, não apenas a América.”

A importância da segurança física e psicológica não pode ser exagerada. Lisboa é uma das cidades onde os expatriados estão mais felizes com a vida no estrangeiro , segundo o  Internations Expat City Ranking 2022 , onde a capital portuguesa surge em quarto lugar. (Valência, Dubai e Cidade do México estão em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.) Portugal também ocupa o sexto lugar no  The Global Peace Index , o principal índice composto mundial que mede a tranquilidade global produzido pelo Institute for Economics and Peace.

“Acabei por escolher Lisboa porque visitei em 2011 enquanto prestava serviço militar. Eu realmente queria uma cidade grande onde sempre houvesse algo para fazer e minha filha pudesse se locomover facilmente”, diz Proctor.

Lisboa, como muitas áreas de Portugal, é etnicamente diversa. O afluxo de pessoas de vários países, incluindo o Reino Unido, Brasil, Angola, Cabo Verde e Moçambique, aumenta o seu apelo cosmopolita. Embora os portugueses tenham a reputação de serem descontraídos e acolhedores, como militar veterana, Proctor queria ter a certeza de fazer a sua parte para construir pontes e retribuir.

Pouco depois de chegar a Lisboa, Proctor começou a organizar eventos para negros e pardos em estabelecimentos locais para fazer ligações autênticas entre os portugueses locais, os que se mudaram para o país e os que estavam de passagem. Ela, juntamente com Kam Clemons, também expatriado, co-fundou  o Black in Portugal,  que organiza eventos mensais e encontros voltados para a construção de uma comunidade entre expatriados e a população negra local em Lisboa. Em pouco mais de um ano, o objetivo da Black in Portugal de criar uma comunidade global próspera está valendo a pena, explicou Nilton.  

Vinson e Crawley se aposentaram em Lisboa em outubro de 2022, e a mudança foi “uma aterrissagem suave”, diz Vinson, “por causa da comunidade negra em Portugal”. Eles agora ajudam outros aspirantes a aposentados a realizar seus próprios sonhos de aposentadoria por meio de sua plataforma,  Our Black Utopia . Sobre por que escolheram Lisboa, Vinson diz: “somos pessoas da cidade e queremos estar onde há muitos museus, teatro e eventos comunitários”.

Quanto dinheiro você precisa para se aposentar em Portugal?

Dependendo da localização e do estilo de vida, o custo de vida em Lisboa pode variar de US$ 2.000 a US$ 3.500 por mês. Fora das cidades maiores, você pode esperar gastar menos. Wester vive confortavelmente com menos de $ 2.000 por mês e narra suas aventuras de meia-idade em seu blog,  The Hot Goddess .

“Meu sonho sempre foi morar à beira-mar, mas a propriedade à beira-mar nos Estados Unidos é muito cara”, diz Wester. “Deixar os Estados Unidos aposentado foi uma forma de reduzir minhas despesas e viver em uma propriedade segura e acessível à beira-mar.” Wester deixou Cleveland, Ohio, em outubro de 2022, e agora chama Atalaia-Lourinha – uma pequena vila ao longo da Costa de Prata de Portugal, onde a fazenda encontra o mar – de casa.

Wester admite que, ao optar por se aposentar em uma pequena vila, ela não tem acesso a nenhuma comunidade de expatriados, como teria em cidades maiores como Lisboa e Porto. e mergulhe na cultura daqui. Estou registrado no centro de idosos e no conselho da aldeia.

Trabalhando os detalhes o processo de visto

O visto D7 de Portugal é popular entre aposentados e pessoas que vivem de renda passiva. Este processo de duas etapas envolve o cumprimento de todos os requisitos de visto, que incluem a obtenção de um  número NIF, prova de sustentabilidade financeira e ter seguro de saúde. VFS Global, o parceiro contratado da Embaixada de Portugal nos EUA, analisa a papelada dos candidatos antes de encaminhá-la para a Embaixada. Após a aprovação bem-sucedida, o requerente recebe um visto de quatro meses que lhe permite entrar em Portugal para uma reunião presencial com o SEF e obter uma autorização de residência temporária de dois anos, que completa a segunda etapa do processo de visto. (Os residentes em Portugal podem viajar sem visto para os países Schengen.) Ao fim de dois anos, o requerente pode renovar a sua autorização de residência por um período de três anos. Ao final de cinco anos, eles podem solicitar residência permanente ou cidadania.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cassiano Maia promete continuidade e inovação no desenvolvimento de Três Lagoas

Em entrevista no "Programa Toninha Campos", prefeito eleito destaca prioridades para os primeiros 100 dias e reforça compromisso com saúde, educação e infraestrutura.

Projeto “Despertar com Música” chega ao Jardim Imperial neste domingo

Neste domingo (24), o bairro Jardim Imperial será palco de mais uma edição do projeto “Despertar com Música”, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência...

Riedel recebe estudantes de Paranhos na governadoria para falar sobre educação política

Como parte do projeto pedagógico escolar ‘Educação política, o preparo do cidadão para o pleno exercício da cidadania’, os alunos do 3° ano do...