20.8 C
Três Lagoas
domingo, 24 de novembro, 2024

Negado habeas-corpus à militares presos por furtar viatura do Exército em Três Lagoas

Dois suspeitos continuam detidos preventivamente desde a audiência de custódia.

Foi negado o pedido de habeas-corpus aos dois militares envolvidos no furto qualificado à uma viatura da 3° Bateria Antiaérea (3ª BiaAAAe) de Três Lagoas no último dia 20 de janeiro. Os militares continuam detidos preventivamente desde a audiência de custódia. Já a defesa pediu a revogação da prisão preventiva ou a aplicação de medidas cautelares alternativas à prisão, incluindo também a emissão do alvará de soltura, porém o mesmo foi negado pelo Ministro Relator, Tenente Brigadeiro do Ar, Carlos Augusto Amaral Oliveira

O Ministro Relator explicou que os registros demonstram claramente os fortes indícios de autoria e da materialidade do crime, envolvendo os soldados da bateria. A decisão de manter a custódia preventiva dos militares estão devidamente fundamentada e em conformidade. Na solicitação da prisão preventiva, o responsável pelo inquérito militar frizou a necessidade da mesma para poder identificar os outros envolvidos, evitando que caso estejam em liberdade, influenciem testemunhas ou elaborar versões diferentes.

Já o MPM concordou com o pedido da autoridade policial, onde considerou presente os requisitos para a medida, além da gravidade da ação praticada, demonstrando total desrespeito aos princípios que atuam, tanto as normas militares quanto o serviço público ao todo, além de ser ressaltada a importância de evitar que os militares identificados possam manipular as provas do crime ou contatar outros participantes ou investigados para alterar os fatos.

Em relação se a prisão preventiva viola ou não as garantias constitucionais da inocência, a defesa não conseguiu demonstrar claramente qualquer abuso ou ilegalidade que justificasse a revogação, além do pedido de liminar estar diretamente relacionado ao mérito do habeas corpus, negando a liminar pela falta de base legal.

Ladrão furta viatura do Exército, derruba alambrado e foge após bater em árvore no Vila Nova

Em áudio, militar diz que recrutas “simulariam assalto” para não pagar dano à viatura do Exército

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pesquisa mostra diferença de preço de 32,25% no etanol e de 22,98% na gasolina em MS

No caso da gasolina comum, a menor média encontrada foi de R$ 5,74 em Campo Grande; e a maior de R$ 7,05, em Corumbá.

Hemosul de MS investe em qualificação e informação voltado ao atendimento ao público

Só nesta primeira quinzena de novembro foram quatro iniciativas de suma importância para os atendimentos diários do Hemosul, como é o caso da ‘Formação em Urgência e Emergência: suporte básico e avançado à vida’.

Estudo sobre florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro

Este resultado gerou um artigo, que projetou o Mato Grosso do Sul em uma das revistas científicas mais importantes da Europa.