26/12/2014 – Atualizado em 26/12/2014
Pesquisa de intenção de compra indicou que maioria pagaria à vista
Por: Thais Dias com informações da Assessoria de Imprensa
Consumidores de todo o país parecem estar cada vez mais prudentes na hora de comprar, optando mais pelo pagamento à vista. Segundo o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), no natal de 2014 o aumento nas vendas foi de 1,2%, considerando as consultas realizadas entre 17 e 24 de dezembro.
Em Campo Grande, os indicadores do banco de dados do SCPC, administrado pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), também apontaram queda no número de consultas no mês de dezembro.
Consideradas um termômetro para as vendas, as consultas realizadas de 1º a 24 de dezembro tiveram queda de 1,7% em relação a igual período de 2013, revelando que as compras a prazo diminuíram este ano. A pesquisa de intenção de compra realizada pela Estácio de Sá com apoio da ACICG indicou que 61% dos entrevistados pretendiam comprar à vista.
O presidente da entidade, João Carlos Polidoro, acredita também que os descontos oferecidos no IPVA e IPTU 2015 são fatores que influenciam na decisão do consumidor de quitar as despesas à vista. “O comércio que ofereceu mais vantagens para quem preferia pagar à vista, provavelmente teve melhores resultados. A inflação e as taxas de juros fizeram com que as pessoas reduzissem as compras a prazo para começar 2015 com menos despesas”, analisa.
Depois do natal, o comércio aguarda o momento em que os consumidores voltam às lojas para trocarem produtos. Assim, é possível realizar novas vendas. O diretor da ACICG, Omar Aukar, revela o cenário do “dia nacional da troca”, como é conhecido o dia 26 de dezembro entre os lojistas. “Cerca de 12% das vendas resultam em trocas no setor de vestuário”, conta.