Por Robson Trevisan
Quem nunca, durante a infância, sonhou como um brinquedo que ficou somente no “na volta a gente compra!” Talvez muitos nem se lembrem mas, na década de 80 e início da 90, alguns brinquedos eram caríssimos.
Poucos pais tinha condições de comprar alguns dos mais desejados brinquedos da época. O Ferrorama, por exemplo, era o sonho de consumo da molecada. O trem podia se mover pelos trilhos porque era movimentado a pilha e isso fez com que ele fosse o mais vendido da época e lançasse várias versões.
As lojas de brinquedos e bazares se valiam de vitrines muito bem montadas para “vender” os brinquedos apresentados nos intervalos de programas como Xou da Xuxa, Tv Colosso, Show Maravilha ou Bom Dia & Cia.
Era passar na frente e começar a “pedição”: “compra pai, compra mãe, compra vó!” A resposta já estava pronta: “Na volta a gente compra!” É claro que, alguns felizardos, conseguiram realizar o sonho de ter uma coleção de “Comandos em Ação” ou as bonecas cheirosas e coloridas da Moranguinho.
Os “hominhos”, na época, faziam muito sucesso com os meninos. Tinha playmobil, superpowers, os bonecos do He-man, os esquisitos Falcon, o SOS Commandos (que eram um comandos em ação mais genérico e bem mais baratos).
As meninas sonhavam com a Barbie e seus acessórios. Qualquer coisa da Xuxa, afinal, na época tinha sandália, bota, tiara e até uma réplica da apresentadora do tamanho de uma criança. Mas elas desejavam também os ursinhos carinhosos, my little pony e carimbos da moda.
Numa época em que caderno de enquete era o que mais se aproximava de uma “rede social” de hoje, colecionar papéis de carta não era coisa só de menina.
Aliás, os brinquedos que todo mundo queria também não ficavam de fora da lista de Natal: Pense Bem era um protótipo de computador, o Genius era diversão para toda a família, o Pongoboll era pra quem tinha bom equilíbrio. E o Aquaplay? Todo mundo já teve.
Na noite de Natal, Papai Noel – na medida do possível – era generoso e não deixava a data passar batida. Se a grana estava curta, no mínimo vinha uma mola maluca ou uma caneta de dez cores.
Confira, abaixo, alguns brinquedos dos anos 80/90 que foram a maior sensação da época e o sonho de consumo da maioria das crianças:
1. SOS Comandos
Concorrente direta da linha G.I. Joe como os “Comandos em Ação” fabricados pela brinquedos Estrela nos anos 1980, a coleção S.O.S Comandos produzida na mesma época pela Gulliver trazia figuras mais simples, porém mais acessíveis, baratas e até resistentes que os Joes da Estrela.
2. Barbie
A boneca mais icônica do mundo chegou a causar um certo desconforto, nas mães da sua época. Ela é fabricada pela Mattel, desde 1959. A inspiração, para a Barbie, vem de uma boneca erótica alemã, chamada Bild Lili.
A Barbie fez sucesso entre as meninas, porque elas podiam brincar finalmente com bonecas que não fizessem o papel de dona de casa. E desde o ano 2000, ela virou personagem de mais de 30 filmes animados.
3. He-Man
O boneco que tinha toda “a força” era loiro e tinha uma pele bronzeada. Ele era extremamente popular nos anos 1980 e 1990. Roger Sweet, o designer do boneco, apresentou três versões para a Mattel. Um bárbaro, um soldado e um homem do espaço.
4. Pogobol
Lançado pela Brinquedos Estrela em 1987, que fez muito sucesso na década de 1990. É um brinquedo muito divertido que parece um pula-pula, ideal pra criançada aproveitar bastante no quintal de casa. Ele vem no formato de uma bola de plástico ou borracha cheia de ar e cortada por um disco reto, onde você coloca os pés.
5. Jogo Cara a Cara
Cara a Cara é um jogo de tabuleiro lançado em 1986 pela empresa Estrela. O objetivo do jogo é através de perguntas e raciocínio lógico, descobrir o personagem do seu adversário, ele vem desmontado. O jogo conta com uma versão dos personagens da Disney, uma da Turma da Mônica e dos Simpsons (apenas nos Estados Unidos), além de uma versão online em forma de aplicativo para a rede social Facebook.
6. Boneca Nenezinho
Uma nova filhinha para a criança brincar e cuidar com muito carinho e amor. O Nenezinho possui em torno de 40 centímetros de altura, cheirinho delicioso e gostoso de talco, igual ao de um bebê que acabou de sair do banho. E que sempre dá vontade de apertar e abraçar. Além disso, suas roupinhas são de alta costura e de estampas exclusivas.
7. Pula Pirata
Pula Pirata é um jogo fabricado pela Estrela lançado em junho de 1978 e é um dos poucos dessa época que ainda se encontra em produção. O jogo é composto de uma espécie de barril – com furos nas laterais e com um orifício na parte superior onde é colocado uma miniatura de pirata- e de espadas de plástico.
O objetivo do jogo é não deixar o pirata pular para fora do barril. O jogo, embora simples, se manteve como um dos mais vendidos da Estrela, sendo, na época, um dos mais vendidos no Dia das Crianças e no Natal. Por isso, ele é fabricado até os dias atuais.
8. Genius
O Genius é um brinquedo que estimula a memorização de cores e sons. O brinquedo tem um formato semelhante a um OVNI e possui botões coloridos que emitem sons harmônicos e se iluminam em sequência.