31 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro, 2024

MS quer aplicar dose de reforço contra Covid em idosos e continuar vacinando adolescentes

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse nesta quarta-feira (18), que Mato Grosso do Sul quer autorização do Ministério da Saúde para aplicar uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 60 anos que já tenham completado o ciclo vacinal, mas também continuar a imunizar os adolescentes de 17 a 12 anos.

Sobre essa dose extra em idosos, ele comentou que estudos indicariam que seis meses após receber a segunda dose, que decresce a imunidade contra a doença nessa parcela da população. Comentou ainda que a ideia é que o reforço seja feito com um imunizante diferente do que o idoso recebeu anteriormente.

O secretário comentou que Mato Grosso do Sul pretende fazer uma mediação, destinando parte das doses que receber para o reforço aos idosos e outro quantitativo para a vacinação dos idosos. Em outra frente, comentou que o estado também pede ao Ministério da Saúde para encurtar o prazo de aplicação entre as duas doses dos imunizantes, que havia sido determinando pelo órgão.

O secretário comentou ainda que os dados da pandemia nesta quarta-feira reforçam a percepção da retração da pandemia em número de casos, de internações e da taxa de contágio e que essas informações foram fundamentais para que o governo do estado decidisse colocar fim ao toque de recolher a partir de segunda-feira, dia 23.

Ele lembrou entretanto que essa medida é estadual, e os municípios, conforme a sua realidade diante da pandemia, podem adotar eles próprios medidas de restrição de circulação.

Dados da pandemia nesta quarta-feira:

  • Casos novos: 470
  • Total de casos: 364.188
  • Mortes confirmadas nesta quarta: 14
  • Total de mortes: 9.213
  • Pessoas internadas: 334
  • Recuperadas: 351.143

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Estudo sobre florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro

Este resultado gerou um artigo, que projetou o Mato Grosso do Sul em uma das revistas científicas mais importantes da Europa.

Estado registra 16.012 casos confirmados de dengue em novo boletim

Ainda conforme o boletim, 100.999 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida em bula na população.

Vale da Celulose: Governo e empresários discutem medidas para suprir demandas por moradias

A região conhecida como Vale da Celulose compreende atualmente os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.