O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse nesta quarta-feira (18), que Mato Grosso do Sul quer autorização do Ministério da Saúde para aplicar uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 60 anos que já tenham completado o ciclo vacinal, mas também continuar a imunizar os adolescentes de 17 a 12 anos.
Sobre essa dose extra em idosos, ele comentou que estudos indicariam que seis meses após receber a segunda dose, que decresce a imunidade contra a doença nessa parcela da população. Comentou ainda que a ideia é que o reforço seja feito com um imunizante diferente do que o idoso recebeu anteriormente.
O secretário comentou que Mato Grosso do Sul pretende fazer uma mediação, destinando parte das doses que receber para o reforço aos idosos e outro quantitativo para a vacinação dos idosos. Em outra frente, comentou que o estado também pede ao Ministério da Saúde para encurtar o prazo de aplicação entre as duas doses dos imunizantes, que havia sido determinando pelo órgão.
O secretário comentou ainda que os dados da pandemia nesta quarta-feira reforçam a percepção da retração da pandemia em número de casos, de internações e da taxa de contágio e que essas informações foram fundamentais para que o governo do estado decidisse colocar fim ao toque de recolher a partir de segunda-feira, dia 23.
Ele lembrou entretanto que essa medida é estadual, e os municípios, conforme a sua realidade diante da pandemia, podem adotar eles próprios medidas de restrição de circulação.
Dados da pandemia nesta quarta-feira:
- Casos novos: 470
- Total de casos: 364.188
- Mortes confirmadas nesta quarta: 14
- Total de mortes: 9.213
- Pessoas internadas: 334
- Recuperadas: 351.143