37.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de novembro, 2024

MS propõe mudanças no concurso para Policial Civil com novas etapas e responsabilidades

O ingresso na carreira de Policial Civil em Mato Grosso do Sul poderá passar a ter novas regras, conforme o Projeto de Lei Complementar 17/2024, enviado nesta terça-feira (26) pelo Poder Executivo à Assembleia Legislativa. A proposta visa reestruturar o concurso público da corporação, dividindo-o em duas etapas distintas.

A principal mudança ocorre na Lei Orgânica da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (Lei Complementar 114/2005). Com a alteração, o concurso público será dividido em duas fases: a primeira, de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda, de caráter exclusivamente eliminatório.

A primeira fase incluirá uma série de avaliações, como provas escritas, práticas e/ou orais, títulos, avaliação psicológica, médica e odontológica, aptidão física e investigação social. Já a segunda etapa será dedicada ao curso de formação policial, que também será de caráter eliminatório.

Outra mudança significativa é a ampliação do período de investigação social, que agora se estenderá até o momento da posse do candidato. Além disso, o projeto estabelece que o candidato que desistir do curso de formação ou não tomar posse após ser aprovado em todas as fases do concurso será responsável pelo ressarcimento dos custos do curso ao Estado.

O Projeto de Lei Complementar segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa. Caso receba parecer favorável, o projeto continuará a tramitar e poderá ser submetido a votações nas comissões de mérito e em sessões plenária.

Com informações ALEMS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Ainda estou aqui”: Filme bate recorde e se torna o mais assistido no Brasil

O longa-metragem Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, segue quebrando recordes de bilheteira no Brasil. Nesta semana, o filme ultrapassou Wicked e se...

Banco Central divulga vazamento de dados no Pix

O Banco Central (BC) anunciou nesta terça-feira (26) que 1.378 chaves Pix de clientes da Cronos Instituição de Pagamento tiveram seus dados vazados. Este...

Vereadores de Três Lagoas aprovam contas da prefeitura de 2018 em sessão ordinária

Na 40ª sessão ordinária, realizada na última segunda-feira, 26 de novembro, os vereadores de Três Lagoas aprovaram, por maioria, as contas da Prefeitura referentes...