Mato Grosso do Sul é pioneiro na implantação do Programa Dignidade Menstrual, que visa a produção de absorventes em unidades prisionais, beneficiando mulheres privadas de liberdade e em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa, desenvolvida pela Agepen em parceria com a Senappen, também oferece capacitação profissional e remição de pena às detentas.
O programa começou este mês, com a produção iniciada no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, em Campo Grande, e no Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante, envolvendo 17 internas. O projeto é parte do Plano de Gestão da Agepen e utiliza maquinário especializado para otimizar a produção. Além disso, a Agepen busca parcerias com municípios para distribuir absorventes a comunidades carentes, como em Rio Brilhante, onde a produção é aprimorada e distribuída para escolas e instituições de saúde.
O sucesso do programa em Mato Grosso do Sul tem servido de modelo para outros estados, como o Rio de Janeiro. A coordenadora-geral de Cidadania da Senappen, Cíntia Rangel Assumpção, destacou que o estado se tornou referência na implementação e distribuição dos absorventes, reafirmando seu compromisso com a inclusão social e a ressocialização das internas.
Com informações Comunicação Agepen e Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul