Em alguns locais, a umidade do ar deve ficar em níveis abaixo dos 12% e cuidados devem ser redobrados.
MIDIAMAX – Em meio à previsão de onda de calor, Mato Grosso do Sul também está sob aviso de grande perigo para a baixa umidade do ar. Conforme publicação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), desta sexta-feira (16), o alerta vermelho aponta para o tempo extremamente seco, com umidade do ar na máxima em 12%.
Diante disso, os órgãos de saúde orientam a população redobrar os cuidados, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, bem como atividade física de alta intensidade em qualquer horário.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, já é decretado o estado de atenção. Logo, com os índices na faixa de 12% para baixo, a população deve tomar mais cuidados.
Sobretudo, nas últimas 24 horas, cidades de Mato Grosso do Sul lideraram o ranking de locais mais secos do país. Confira a lista:
- Água Clara (11%)
- Aquidauana (12%)
- Chapadão do Sul (12%)
- Costa Rica (12%)
- Coxim (12%)
- Sonora (12%)
- Três Lagoas (12%)
- Cassilândia (13%)
- Jardim (13%)
- Nhumirim (13%)
Riscos de incêndios aumentam
Além das consequência imediatas à saúde, o tempo seco e quente proporciona, ainda, maior possibilidade de incêndios urbanos e florestais.
Segundo o Informativo nº 12 do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), divulgado nesta quinta-feira (15), o perigo de fogo encontra-se no risco entre “muito alto” a “extremo” no Pantanal de MS. O alerta é válido principalmente até o dia 19, segunda-feira.
Para o fim de semana, a previsão é de sol e poucas nuvens em todos os municípios, com temperaturas entre 36 e 39°C.
Onda de calor
Mato Grosso do Sul já está oficialmente em uma onda de calor. Isso significa que desta sexta-feira (16) até segunda-feira (19), os dias devem ser de muito calor, em pleno inverno.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo potencial para onda de calor, iniciando ao meio-dia desta sexta-feira (16) até meio-dia de segunda-feira (19). Na prática, significa que nesses dias a temperatura deve ficar até 5°C acima da média.
Vale lembrar que estamos no inverno, período em que as temperaturas deveriam estar mais baixas. Essa onda de calor pode não bater recordes de temperaturas máximas, considerando o período, mas deve ser intensificada pela estiagem.