09/11/2013 – Atualizado em 09/11/2013
O evento será realizado de 14 a 24 de novembro e as apresentações ocorrerão no Anfiteatro da UFMS – Unidade I, na Praça Ramez Tebet, Feira da Av. Rosário Congro, no Saguão da Antiga Prefeitura e no Galpão da Antiga N.O.B.
Por: Redação
O Projeto “Semana Cultural – MS EM CENA – 7.ª Representação”, é uma idealização do Grupo de Teatro Identidade, da Prefeitura de Três Lagoas através do Departamento de Cultura, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, tem o investimento do Fundo de Investimentos Culturais – FIC, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – FCMS, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e conta com o apoio cultural do Projeto Ademar Guerra da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. O evento é realizado anualmente desde 2007 com o objetivo de levar o teatro e outras artes relacionadas à comunidade, oferecendo cultura e entretenimento, concretizando a formação de plateia. A “Semana Cultural – MS EM CENA – 7.ª Representação” visa realizar um ciclo anual de apresentações de peças teatrais e outras atividades culturais, produzidas para o público infantil ou adulto, buscando novas formas de estímulo aos grupos locais e de outras regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como de outros Estados e Regiões do País, que pretende valorizar o teatro enquanto recurso de lazer, cultura e conscientização dos problemas sociais que afligem a sociedade brasileira.
A “Semana Cultural – MS em Cena – 7.ª Representação” objetiva promover o intercâmbio entre grupos teatrais da região de Três Lagoas/MS, do Estado de Mato Grosso do Sul e de outros grupos representativos de demais Estados e regiões do País. Visa destacar e divulgar as atividades artísticas, promover a interação entre os processos de criações teatrais, valorizar as artes cênicas e incentivar as manifestações culturais produzidas no município de Três Lagoas e em Mato Grosso do Sul, formar público e plateia, conscientizando-os, e respaldar a inserção de novos fazedores cênicos.
A 7.ª REPRESENTAÇÃO
O evento será realizado no município de Três Lagoas, no período de 14 a 24 de Novembro de 2013, em locais específicos para a realização das apresentações: no Anfiteatro da UFMS – Unidade I (Próximo ao exército), na Praça Ramez Tebet, Feira da Av. Rosário Congro, no Saguão da Antiga Prefeitura e no Galpão da Antiga N.O.B. Todas as atividades da Semana Cultural serão gratuitas, direcionadas a toda população três-lagoense.
O público interessado em prestigiar os espetáculos que ocorrerão no ANFITEATRO DA UFMS – UNIDADE I, Galpão da N.O.B. e no Saguão da Antiga Prefeitura, deverá retirar os ingressos com UMA HORA DE ANTECEDÊNCIA.
Teremos na programação do evento 22 (vinte e dois) ESPETÁCULOS TEATRAIS. Destes, 12 (doze) propostas foram selecionadas para a programação do evento via edital, sendo 5 (cinco) Espetáculos adultos, 3 (três) Espetáculos infantis, 1 (um) Espetáculo circense e 1 (um) Espetáculo de rua, mais 2 (dois) Espetáculos do Módulo Fomento. Três Espetáculos foram selecionados para o FOMENTO LOCAL por meio do 1.º Festival de Teatro Amador de Três Lagoas, compreendendo diferentes grupos da cidade. Outros 3 (três) Espetáculos foram cedidos gentilmente pelo Projeto Ademar Guerra da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Na PROGRAMAÇÃO COMPLEMENTAR teremos mais 1 (um) Espetáculo da Escola Municipal de Teatro e mais 3 (três) Espetáculos do Grupo de Teatro Identidade, que organiza o evento.
A arte de representar se constitui em uma atividade das mais ricas e completas. O teatro possibilita, entre outras coisas, que a criança e o jovem interajam com conceitos e desenvolvam a aprendizagem de maneira espontânea e prazerosa. Nesse sentido, o projeto “Semana Cultural – MS EM CENA – 7.ª Representação” tem o objetivo de realizar diversas apresentações teatrais.
DEBATEDORES
O evento contará com dois debatedores que acompanharão toda a programação dos espetáculos que serão apresentados durante o evento, e propiciarão ao público presente um bate-papo após cada apresentação, elucidando aspectos técnicos e formativos do trabalho apresentado, fomentando a formação de plateia em Três Lagoas e acrescentando elementos teóricos e metodológicos aos grupos participantes do evento. Os debatedores foram convidados pela Comissão Organizadora por serem profissionais das artes cênicas e com atuação relevante para a proposta, além de ampliar os objetivos do evento em relação ao seu crescimento técnico e profissional.
Juliana Calligaris – Campinas/SP: Começou sua trajetória artística na Cia “Se Liga de Teatro” em Americana, SP, onde atuava e era coordenadora dos cursos de teatro, além de professora de Expressão Corporal, História do Teatro, Expressão Vocal e Montagem Cênica. Fez graduação em Artes Cênicas e, posteriormente, Filosofia pela UNICAMP e cursou pós graduação latu sensu em “Simbologia Teatral” na Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP. Foi presidente do Conselho Municipal de Cultura de Americana, lecionou Artes Cênicas na Sociedade Humana Despertar, em Sumaré, e na FAM, em Americana. Atua profissionalmente como atriz, professora e orientadora de teatro, além de jurada, debatedora, apresentadora, curadora e mediadora em diversos festivais de teatro. Dirigiu mais de cinquenta montagens cênicas, atuou em mais de trinta peças teatrais, em um longa-metragem e quatro curtas. Foi premiada diversas vezes como atriz e diretora em importantes festivais de teatro. Atualmente cursa o Mestrado em Linguística com abrangência em Teatro e Semiótica.
Antônio do Valle – São Paulo/SP: Formado em Direção Teatral pela ECA – USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) em 1979, onde já lecionou como Professor Convidado por dois períodos. Possui amplo conhecimento no âmbito teatral, destacando-se no âmbito do teatro adulto, teatro para criança, direção, interpretação e análise de textos, ator, arte educador e professor de teatro. Desde 1980, participa intensamente do movimento teatral brasileiro como jurado, debatedor, oficineiro, coordenador de debates, palestrante e curador dos mais importantes festivais de teatro do país. Desde os tempos da Universidade, dirigiu mais de cinquenta textos, além de participar de diversos cursos de aperfeiçoamento da técnica teatral, dentro e fora do país. Como profissional do teatro acumulou diversos prêmios, dentre os quais se destaca Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).


