21.7 C
Três Lagoas
sábado, 1 de fevereiro, 2025

MS confirma 70 mortes por Covid, maior número desde início da pandemia; internação também é recorde

Com isso, a média móvel de mortes no estado nos últimos 7 dias chegou a 38,6. Em comparação à média de 21 dias atrás que era de 17,9 a variação foi de 115,6%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

26/03/2021 13h19
Por: Gabrielle Borges

Mato Grosso do Sul confirmou 70 mortes por Covid-19 – o maior número desde o começo da pandemia – e totalizou nesta sexta-feira (26) 4.045 óbitos. Com isso, a média móvel de mortes no estado nos últimos 7 dias chegou a 38,6. Em comparação à média de 21 dias atrás que era de 17,9 a variação foi de 115,6%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

Assim como ocorreu na quinta-feira (25) quando foram registrados 60 óbitos, a secretaria estadual de Saúde (SES) apontou que uma essa grande quantidade de mortes registrada no boletim epidemiológico da doença é resultado de uma instabilidade no sistema federal Sivep-Gripe, o que fez com que os municípios apresentassem dificuldades para acessar e inserir as informações.

Ainda de acordo com a SES, essa oscilação fez com que ainda fossem apresentados nesta sexta os dados que foram represados nos dias anteriores. Na quarta-feira (24), o Ministério da Saúde reconheceu quem uma mudança implantada no Sivep-Gripe impactou no número de mortes registradas por Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul. A pasta, inclusive, atendeu pedidos das principais entidades de secretários de Saúde no Brasil e voltou atrás nas alterações para que o sistema voltasse a operar normalmente.

Sobre as mortes confirmadas nesta sexta-feira, 31 são de Campo Grande. Outras 5 são de Corumbá. Dourados e Sidrolândia registram 3 cada e Camapuã, Costa Rica, Naviraí, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Terenos e Três Lagoas, 2 cada. Já 12 cidades contabilizaram uma vida perdida cada: Alcinópolis, Amambai, Aquidauana, Aral Moreira, Cassilândia, Chapadão do Sul, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Ladário, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Porto Murtinho, Sete Quedas e Tacuru.

Segundo a secretária estadual adjunta de Saúde, Christine Maymone, Mato Grosso do Sul registra na atual semana epidemiológica – apesar de ainda não ter terminando, o maior número de mortes de toda a pandemia, 246.

Além das mortes, a SES confirmou mais 1.527 casos de Covid-19. O total desde o começo da pandemia chegou a 208.495. Com os registros desta terça, a média móvel nos últimos 7 dias chegou a 1.211. Isso representa um crescimento de 39,3% frente a de 21 dias, que era de 869 por dia.

O estado tem 14.128 casos ativos da doença. Em isolamento social estão 12.984 pessoas e 1.144 hospitalizadas. O número de internados também é o maior da pandemia. Dos pacientes que estão em hospitais, 656 estão em leitos clínicos e 488 em unidades de terapia intensiva (UTIs).

A taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento de Covid era de 98,8% no estado no fim da manhã desta sexta-feira.

Conforme a secretaria, o número de pessoas na fila por um leito clínico ou de UTI para Covid no estado é de 161, sendo 110 na macrorregião de Campo Grande – 92 somente na capital, 24 na macrorregião de Dourados e 27 na central de regulação estadual.

Além dos casos confirmados, Mato Grosso do Sul tem 12.617 suspeitos. São 3.413 amostras de testes nos laboratórios aguardando resultado e 9.204 que não foram encerrados pelos municípios.

Secretária estadual adjunta de Saúde de MS, Christine Maymone — Foto: Redes Sociais/Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Corpo de homem é encontrado em plantação de eucalipto no distrito de Arapuá

Na manhã desta sexta-feira (31), um corpo foi encontrado em meio a uma plantação de eucalipto no distrito de Arapuá, zona rural de Três...

Mulher furta carro de idoso em ponto de drogas e causa acidente em Três Lagoas

Um idoso de 63 anos, em tratamento contra câncer no fígado, teve seu carro furtado por uma mulher enquanto tentava comprar drogas na noite...

SIG recupera celular furtado em sorveteria

Investigadores da Seção de Investigação Geral (SIG) de Três Lagoas (MS), recuperaram na manhã desta quinta-feira (30), um aparelho celular furtado de dentro de...