28.1 C
Três Lagoas
domingo, 15 de setembro, 2024

MS amplia temporariamente vacinação com hexavalente para crianças de até 6 anos

Secretaria de Estado de Saúde adota medida para utilizar estoque próximo ao vencimento e garantir proteção ampliada contra seis doenças.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul anunciou nesta segunda-feira, 02, a ampliação temporária do público-alvo para a vacinação com a vacina hexavalente (Hexa-acelular). A medida, publicada no Diário Oficial Eletrônico, visa utilizar o estoque disponível do lote V3E101V, que possui validade até 30 de setembro de 2024, garantindo que as doses sejam aproveitadas antes do vencimento.

A decisão da SES segue a recomendação da 6ª edição do Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) 2023, que sugere a administração da vacina hexavalente em três doses, com intervalos de 60 dias, para crianças de 2 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias. O novo critério de vacinação agora inclui, além dos bebês prematuros com menos de 35 semanas de gestação ou peso ao nascer inferior a 1.500 gramas, os filhos de mães vivendo com HIV/AIDS, tanto expostos quanto infectados.

A vacina hexavalente é uma importante combinação de imunizações contra difteria, tétano, coqueluche (acelular), Haemophilus influenzae tipo b (conjugada), hepatite B (recombinante) e poliomielite (inativada). Com essa vacina, as crianças não precisarão de uma dose separada da vacina VIP, pois ela já está inclusa na Hexa-acelular.

As doses da vacina já foram distribuídas para os 79 municípios do estado, conforme a estimativa populacional de cada região. A SES orientou que, devido à estratégia especial adotada, os municípios não precisarão solicitar as doses via E-CRIE para o grupo ampliado. Contudo, o controle individual das crianças vacinadas deverá ser mantido para garantir que o esquema vacinal seja concluído corretamente.

A resolução que autoriza a ampliação entra em vigor imediatamente e revoga quaisquer disposições em contrário, reafirmando o compromisso do estado com a saúde pública e a imunização em massa.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Seleções escolares são convocadas para os Jogos da Juventude

Neste domingo (8), foi encerrada a Semana Intensiva de Treinamento para as seleções que irão representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional escolar,...

DETRAN inicia testes de radares em Três Lagoas sem aplicação de multas

Aparelhos instalados em pontos estratégicos da cidade visam conscientizar motoristas sobre o respeito aos limites de velocidade.

Termelétrica de Três Lagoas é ativada para compensar baixa geração das hidrelétricas

Com a estiagem severa, usina entra em operação para garantir fornecimento de energia no país.