29.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 25 de outubro, 2024

MS adere a sistema de inspeção e empresas podem vender carne para todo o país

14/07/2016 – Atualizado em 14/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com Midiamax

As empresas frigoríficas de Mato Grosso do Sul passam a operar pelo SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e podem vender carne para todo o Brasil. A liberação do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) foi publicada no Diário Oficial da União e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ressaltou a importância da conquista nesta quinta-feira (14), que proporcionará ampliação do mercado de produtos de origem animal.

A operação pelo sistema prevê a equivalência dos serviços de inspeção sanitária municipal (SIM), estadual (SIE) e federal (SIF). “Era uma luta do Estado desde 2011, que finalmente foi oficializada. A liberação vai propiciar que mais empresas se credenciem no programa, o que significa geração de empregos e ampliação do mercado competitivo”, afirma o governador.

Mato Grosso do Sul tem atualmente 74 empresas com serviço de inspeção estadual, e a grande maioria, tem somente o serviço de inspeção municipal, segundo Azambuja.

A portaria, que sai ontem no Diário Oficial, na prática, significa que empresas de grande ou pequeno porte, a partir do cadastro no SISBI, possam vender seus produtos para qualquer cidade do país. Antes era restrito ao Estado, de acordo com a licença sanitária da empresa.

“Essa conquista pode significar a duplicação desse número de empresas até 2018. A estimativa dele é que neste período estejam instaladas 150 empresas que possam vender a nível nacional”, disse o secretário de produção e agricultura do Estado, Fernando Lamas.
Sobre o Sibi-Poa
O Sisbi-Poa tem o objetivo de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a procedência e a segurança alimentar.

O sistema é uma ferramenta de inclusão que respeita as especificações regionais de produtos de origem animal em diferentes escalas de produção e permite a inserção no mercado formal (local, regional e nacional) de categorias de produtos que necessitam ainda de regulamentação específica.

O ingresso no Sisbi-Poa é voluntário e pode ser solicitado junto aos gestores do Sisbi nas SFAs (Superintendências Federais de Agricultura). Com a adesão, os produtos podem ser comercializados em todo o território nacional. Estados e municípios incluídos nesse sistema têm os serviços de inspeção reconhecidos como equivalentes ao SIF (Serviço de Inspeção Federal).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Seleção brasileira treina em Belém para as eliminatórias

A seleção brasileira masculina de futebol volta a se reunir em Belém, (PA) a partir de 11 de novembro com o objetivo de...

41 mil alunos em MS ganham acesso ao Saúde na Escola

Mato Grosso do Sul é um dos destaques do Programa Saúde na Escola (PSE) do Governo Federal no biênio 2023/2024. Em comparação com o...

MP solicita suspensão de licitação para transporte escolar na região do Arapuá

O Ministério Público pediu a suspensão por tempo indeterminado do processo licitatório n° 145/2024, destinado à contratação de empresa especializada em transporte escolar para...