Saúde – 25/02/2012 – 09:02
A redução se deve à melhoria no acesso ao atendimento hospitalar e no acompanhamento médico da gestação, segundo Alexandre Padilha
Dados divulgados nessa quinta-feira pelo Ministério da Saúde indicam que o Brasil pode registrar a maior queda na taxa de mortalidade materna desde 2002.
No primeiro semestre do ano passado foram registradas 705 mortes – diminuição de 19% em comparação ao mesmo período de 2010.
De acordo com os dados, o país atingiu um índice de 63 mortes de mães a cada cem mil crianças nascidas vivas. Considera-se morte materna a que ocorre devido a complicações durante a gestação ou até 42 dias após o parto.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a redução se deve à melhoria no acesso ao atendimento hospitalar e no acompanhamento médico da gestação.
Apesar da queda, o país não deve conseguir atingir os Objetivos do Milênio – meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) em 2000 – de chegar a 35 mortes maternas por cem mil nascidos vivos até 2015. A taxa, de acordo com as projeções, só será atingida em 2040.
Fonte: Band