30.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de novembro, 2024

Ministro da Saúde faz apelo para que população se vacine contra a gripe

Saúde – 01/06/2012 – 08:06

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pediu nesta quinta-feira que os grupos considerados prioritários na vacinação contra a gripe procurem os postos de saúde até sexta-feira, quando acaba a campanha nacional de imunização contra a doença.

A meta do governo federal é proteger 24,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes, trabalhadores de saúde e indígenas, totalizando 80% do público-alvo. “Podemos discutir caso a caso, alguns estados específicos que possam não ter atingido a meta, mas o fundamental é que as pessoas se vacinem até o dia 1º de junho porque, quando se toma a vacina, demora de dez a 15 dias para se estar totalmente protegido contra a gripe. Portanto, se vacinar nesta data permite que você esteja protegido no momento em que o inverno é mais rigoroso e em que a transmissão da gripe aumenta”, explicou.

Padilha ressaltou que a decisão tomada pela pasta em 2011 de ampliar os grupos prioritários ajudou a reduzir em 66% o número de mortes e em 44% os casos graves de gripe no País. “É uma vacina que é segura, que protege as pessoas que mais precisam, que são os grupos prioritários, e que ajuda a cortar a cadeia de transmissão para o resto da população”, concluiu.

No Rio Grande do Sul, 63% da população foi imunizada

No Rio Grande do Sul, pouco mais de 1,2 milhão de pessoas já foram imunizadas contra a gripe. Isso representa cerca de 63% da população estimada dos grupos prioritários. Em todo o Estado, são aproximadamente 1,8 mil postos de saúde que oferecem a vacina.

As crianças que já receberam a primeira dose devem voltar aos postos, com 30 dias de intervalo, para tomar a segunda dose. Aquelas que já foram imunizadas no ano passado, mesmo que apenas com uma dose, tomam agora somente uma aplicação.

A dose protege contra três tipos do vírus Influenza, entre eles o H1N1 e outros dois tipos de gripe sazonal. De acordo com o Programa Estadual de Imunizações, as contraindicações são apenas para aquelas pessoas com reações alérgicas à ingestão de ovo ou a qualquer outro componente da vacina.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Deputados do MS entregam Comenda do Mérito Legislativo a João Dória em evento da Fiems

Na última sexta-feira, 22, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro, e o 1º Secretário, deputado Paulo...

Osmar Dutra: Nova praça entregue e obras de infraestrutura anunciadas

O Bairro Parque Residencial Osmar Dutra, vive um momento de transformação. Após a inauguração da nova praça, realizada no último sábado, 23 de novembro,...

Mirassol conquista acesso à Série A e faz história no centenário

Fundado em 1925, o Mirassol Futebol Clube, tradicional equipe do interior paulista, alcançou um feito inédito em sua história ao garantir, em 2024, seu...