O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou, nesta quarta-feira (9), o Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão, com a inclusão de 155 novos nomes. As atividades com maior número de empregadores são criação de bovinos, cultivo de café e trabalho doméstico. Com essa atualização, a lista “suja” do trabalho escravo agora conta com 745 nomes.
Essa lista é publicada a cada seis meses, com o objetivo de promover a transparência no combate ao trabalho escravo, refletindo as ações dos auditores-fiscais. A última atualização ocorreu em outubro de 2024.
Os nomes incluídos são de empresas e empregadores que passaram por processos administrativos concluídos, sem possibilidade de recurso. Cada infração resulta em um auto de infração e, após o processo administrativo, o nome do empregador é mantido na lista por dois anos. Recentemente, 120 nomes foram removidos após completarem esse prazo.
Com informações Agência Brasil