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sexta-feira, 17 de janeiro, 2025

Ministério da Previdência suspende bloqueios de pagamentos de aposentados e pensionistas por seis meses

O Ministério da Previdência Social publicou, nesta sexta-feira (17), uma portaria que suspende por seis meses os bloqueios de pagamento de aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida. O procedimento, que é necessário para comprovar que o beneficiário segue vivo e pode continuar recebendo seus benefícios, teve sua exigência alterada nos últimos anos, gerando confusão e disseminação de informações incorretas.

Em nota, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esclareceu que houve uma propagação de notícias falsas, afirmando erradamente que a obrigatoriedade da prova de vida seria retomada. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, reforçou que, atualmente, o dever de comprovar que os beneficiários estão vivos é do próprio INSS, que utiliza o cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca novas parcerias para ampliar esse processo.

“A responsabilidade de fazer a prova de vida não é mais dos beneficiários, como acontecia antigamente. O INSS tem feito o cruzamento de informações para garantir que os dados dos aposentados e pensionistas sejam atualizados sem a necessidade de deslocamento até uma agência”, explicou Stefanutto.

A portaria também destaca que, desde 2023, a comprovação de vida dos beneficiários passou a ser responsabilidade exclusiva do INSS. O órgão informou que, em 2024, de 36,9 milhões de pessoas que precisariam realizar a prova de vida, 34,6 milhões já tiveram seus dados atualizados por meio do cruzamento de informações.

Atenção aos golpes

Apesar da facilidade proporcionada pelo novo processo de atualização de dados, o INSS alertou os beneficiários sobre a possibilidade de golpes. Golpistas têm se aproveitado da situação para abordar aposentados e pensionistas, seja por meios digitais ou presenciais, tentando roubar dados pessoais, que podem ser usados para contrair empréstimos ou cometer outras fraudes.

O INSS fez um alerta importante: “não enviamos servidores à casa dos beneficiários nem mensagens por celular para realizar a prova de vida”. Qualquer abordagem desse tipo deve ser considerada suspeita, e os beneficiários devem buscar informações diretamente com o INSS, seja pelo telefone ou pelo site oficial do órgão.

Com a suspensão temporária dos bloqueios e a mudança no processo de comprovação de vida, o INSS reforça seu compromisso com a modernização e a proteção dos dados dos aposentados e pensionistas, ao mesmo tempo em que busca combater a disseminação de informações erradas e os golpes que prejudicam a população.

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