28.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 25 de fevereiro, 2025

Ministério da Ciência inicia obras do Reator Multipropósito Brasileiro em Iperó

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) iniciou nesta segunda-feira (24) as obras de infraestrutura do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que será o maior centro de pesquisa nuclear do Brasil, localizado em Iperó, interior de São Paulo. O RMB contará com um reator nuclear de pesquisa destinado a aplicações nas áreas de medicina, indústria, agricultura e meio ambiente.

O centro também servirá para testar o combustível do submarino nuclear brasileiro, em desenvolvimento no Centro Industrial Nuclear de Aramar, da Marinha Brasileira, que fica nas proximidades do RMB.

Em cerimônia de lançamento das obras, a ministra Luciana Santos destacou que o RMB permitirá ao Brasil garantir a autossuficiência na produção de radioisótopos, como o Molibdênio-99, utilizado em tratamentos de câncer, e o Tecnécio-99m, usado em diagnósticos médicos. “Vamos reduzir riscos de desabastecimento, diminuir custos e melhorar o atendimento à população”, afirmou a ministra.

O MCTI também destacou que o RMB será fundamental para a nacionalização de outros radioisótopos, além de contribuir para o desenvolvimento de combustíveis nucleares e novos materiais para os reatores das centrais nucleares brasileiras, incluindo os pequenos reatores modulares (SMR).

Com conclusão prevista para 2026, as obras do RMB têm um investimento estimado de R$ 926 milhões até lá, com mais de R$ 300 milhões já contratados em 2024.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de Três Lagoas destrói 730 quilos de drogas apreendidas

Na manhã desta terça-feira (25), a Segunda Delegacia de Polícia Civil de Três Lagoas, em conjunto com o Setor de Investigações Gerais (SIG), realizou...

Polícia Federal apreende 226 kg de maconha em operação na BR 158

Dois homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas em Brasilândia.

Corpo de jovem vítima de acidente na BR 262 em Três Lagoas é transportado para Aquidauana

Roger Wanzembok, 25 anos morreu após colisão frontal com carreta carregada com eucalipto durante a tarde desta segunda-feira, 24.