Pode não ser o primeiro fluido que você pensa em seu caminhão, mas o refrigerante é extremamente importante para o desempenho do caminhão e para o tempo de operação contínuo da sua frota. Aqui está uma olhada nas cinco principais coisas que sua frota deve saber sobre especificações e manutenção do refrigerante.
1. Não julgue um refrigerante por sua cor
Um equívoco comum é que as pessoas presumem que as cores são padronizadas em toda a indústria, mas nem sempre é esse o caso.
“Não é garantido que a cor signifique algo sobre o refrigerante. Na maioria das vezes, é mais uma decisão de marketing”, disse Lauren Lewis, especialista sênior de suporte técnico de uma fornecedora de refrigerantes.
As cores variam de acordo com o fabricante, acrescentou ela, e refrigerantes de cores semelhantes podem não conter produtos químicos semelhantes.
“Confiar em algum tipo de teste de desempenho ou requisitos é geralmente melhor do que especificar uma cor”, disse Lewis. “Tivemos clientes que nos pediram um refrigerante amarelo e a troca foi: ‘Bem, o que você quer fazer?’ ‘Nós não nos importamos. Só queremos que seja amarelo. ‘ Essa não é a melhor maneira de fazer seus requisitos de compra.”
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2. Evite listar especificações conflitantes.
De acordo com Lewis, pode ser melhor listar menos especificações relevantes do que todas as especificações que você pode encontrar em vários boletins de produtos ou pesquisas no Google relacionadas a refrigerante. Ela sugere começar com especificações do refrigerante HD e especificações OEM relevantes se você não tiver certeza de que especificações se aplicam.
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3. Compreenda os diferentes tipos de refrigerante
OAT, ELC, IAT – existem alguns acrônimos no mundo do refrigerante e pode ser confuso de navegar. A primeira coisa que você deve saber é quais são os diferentes tipos e o que eles significam – e o mais importante, o que seus caminhões exigem.
Aqui está uma breve visão geral de algumas variedades populares de refrigerante:
Tecnologia de Ácido Orgânico (OAT) / Refrigerante de Vida Estendida (ELC): usa aditivos orgânicos, geralmente tem requisitos mínimos de manutenção.
Tecnologia de Ácido Orgânico Híbrido (HOAT): usa uma mistura de aditivos orgânicos e inorgânicos, geralmente possui requisitos de manutenção moderados. Os refrigerantes híbridos / HOAT podem exigir o uso de um Aditivo Suplementar de Refrigerante (SCA) ou extensor.
Tecnologia de aditivo convencional / inorgânico (IAT): usa aditivos inorgânicos e geralmente possui os mais altos requisitos de manutenção. Os refrigerantes convencionais exigirão o uso de um SCA.
Além disso, Lewis diz que, à medida que a popularidade dos caminhões elétricos cresce, muitos clientes têm perguntado sobre os requisitos de refrigeração e há alguma confusão nessa questão.
“A maioria das aplicações em veículos elétricos pode usar um refrigerante de motor padrão”, diz ela. “Recomendamos nosso produto OAT para essas aplicações.”
Desde querer atualizar para um ELC de Tecnologia de Ácido Orgânico (OAT) até adquirir um novo ativo de equipamento e não ter certeza de qual refrigerante está funcionando atualmente, as razões para mudar de uma tecnologia aditiva inorgânica (IAT) para AAT podem se resumir a um ponto: “O principal benefício de um ELC é simplificar a vida útil do gerente de equipamentos da frota. O refrigerante fornece um intervalo de serviço mais longo em comparação com o produto convencional não-baseado em OAT [refrigerantes IAT]. Esses refrigerantes IAT mais antigos exigiram mais monitoramento para garantir que os inibidores de corrosão inorgânica sejam mantidos em níveis ideais, através de monitoramento frequente e adição de aditivos de refratante suplementar [SCA] durante o ciclo de uso.”]
Ao fazer a transição de IAT para OAT ELC, você precisa estar ciente das práticas de conversão e garantir que inspecione e apertar o sistema conforme avança no processo. Quando se trata do processo de drenagem, lavagem e enchimento, esteja ciente de que os refrigerantes IAT tem a capacidade de mascarar vazamentos no sistema devido aos silicatos que se acumulam com o tempo. Um refrigerante OAT removerá esses bloqueios e expor os vazamentos existentes no sistema”. Além disso, certifique-se de entender sua escolha de aditivo OAT. Alguns tipos de aditivos, como o ácido 2-etilhexanóico [2-EHA], podem ter problemas de compatibilidade com certos elastômeros à base de silício, como encontrados em alguns sistemas de resfriamento. E embora possa parecer óbvio, evite adicionar refrigerante à base de nitrito ao refrigerante sem nitrito durante os reabastecimentos de fluido subsequentes. Isso iria contra o seu propósito.
4. Ateste com o mesmo tipo de refrigerante
A maioria dos OEMs e fabricantes recomenda tentar manter pelo menos 80% de uma tecnologia no sistema para preservar o desempenho do refrigerante, disse Lewis. Se você não puder usar o mesmo produto para completar, ficar com um produto de tipo semelhante (OAT com OAT ou convencional com convencional) é uma boa prática.
5. Conheça os requisitos de manutenção do refrigerante
Lewis recomenda saber quais são os requisitos de manutenção do seu produto e quais ferramentas de campo você tem disponíveis.
“Existem algumas maneiras de verificar o refrigerante em campo sem ter que fazer testes extensos e, se você souber qual produto possui, isso será muito útil”, diz ela. “Os refrigerantes OAT e ELC não exigem muita manutenção, o que torna as coisas muito mais fáceis para os usuários finais em geral, desde que verifiquem seu ponto de congelamento.
“As tecnologias mais antigas – sejam tecnologias híbridas ou convencionais – exigem que os clientes usem aditivos. E então eles terão que testar o refrigerante e ver quanto eles precisam adicionar, e então adicionar ao sistema de refrigeração”, ela continua.
“Tivemos muitos clientes que mudaram os fluidos para um tipo diferente de fluido, mas estão usando as práticas de manutenção mais antigas”, acrescenta Lewis. “Isso pode causar alguns problemas no sistema em termos de estabilidade do aditivo. Você pode criar problemas onde coisas saem da solução de refrigeração e há precipitados dentro do sistema de refrigeração. Também complica sua manutenção no futuro quando você tem uma combinação de duas tecnologias diferentes.”