29.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de janeiro, 2025

Membros da CPI chamam de ‘vingança’ pedido de Collor para investigar jornalista

Política – 17/05/2012 – 17:05

Requerimento de senador foi criticado durante reunião da comissão que investiga negociatas entre Cachoeira e políticos

O requerimento para resgatar informações prestadas pelo jornalista Policarpo Júnior, diretor da sucursal da revista Veja, em Brasília, à CPI dos Bingos, em 2006, causou discussão entre os parlamentares da CPI do Cachoeira. O pedido foi apresentado pelo senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), mas não foi aceito pelo relator, deputado Odair Cunha (PT-MG). No entanto, dividiu o plenário da CPI e tomou a maior parte da reunião desta quinta-feira.

Embora tenha defendido a investigação da imprensa, Cunha decidiu declarar que o pedido estaria prejudicado, pois a comissão já aprovou outro requerimento pedindo todas as ligações das operações Vegas e Monte Carlo, em estado bruto. Portanto, os telefonemas mencionando Policarpo estariam nesse material.

No pedido, Collor lembrou que o jornalista testemunhou a favor de Cachoeira na CPI do Bingos e pediu que a CPI destacasse desse depoimento as partes que indicam a relação com Cachoeira. “É necessário que pincemos esses trechos para que fique comprovado um conluio entre Policarpo Júnior e Cachoeira.”

O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) foi o primeiro a falar contra o requerimento. “Destacar uma pessoa ou outra (nas gravações) é submetê-la a um regime diferenciado que pressupõe culpa – e logo de quem, de um jornalista”, criticou. “O jornalista tem o dever de investigar, e ninguém sabe do mundo da corrupção, quer seja do mensalão, quer seja de outros casos de corrupção, conversando exclusivamente com perfis como de Madre Teresa.”

Segundo Miro, o policial conversa com pessoas próximas ao crime para chegar a suas investigações. “Há coisas que só se descobre com briga de quadrilha”, afirmou, citando ainda decisões do Supremo Tribunal Federal afirmando que a função do jornalista é investigar.

O senador Pedro Taques (PDT-MT) apontou um desvio de foco na CPI e classificou o requerimento como “ridículo”. “Enquanto deveríamos votar convocação de governadores de Estado, estamos fazendo dessa CPI um instrumento de vingança contra a imprensa”.

A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) também criticou o requerimento. “O jornalista vai até onde está a informação, e às vezes essa informação está no inferno, não está no céu “, afirmou, acrescentando que “o Brasil não é a Venezuela e nem a Argentina”.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) parafraseou um dos principais “pais fundadores” da Declaração de Independência dos Estados Unidos, Thomas Jefferson: “Entre um governo sem imprensa e a imprensa sem governo, prefiro a última alternativa”, disse. Segundo o senador, o pedido de Collor viola a legislação brasileira e diversos tratados internacionais que garantem a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e o sigilo da fonte. “Seria um precedente pernicioso inominável. É uma indignidade trazer aqui como réu um jornalista que apenas cumpriu um dever.”

Paulo Teixeira, deputado do PT, defendeu o requerimento de Collor, afirmando que “essa relação promícua que sobreviveu uma década” deve ser investigada. O senador Humberto Costa (PT-SP) negou ameaças à liberdade de imprensa. “O jornalista não está sendo convocado e nem tendo seu sigilo quebrado. O que se pede aqui é simplesmente tirar de um conjunto de informações um determinado grupo de dados que são relevantes. Aqui todo mundo quer convocar todo mundo, mas existem alguns intocáveis da República”, afirmou, referindo-se à imprensa e ao Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel.

A comissão realiza essa reunião administrativa por conta dos adiamentos dos depoimentos dos procuradores da República Daniel Salgado e Léa Batista de Oliveira, que deverão ocorrer em 31 de maio.

Fonte:

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Resultado do Encceja PPL já está disponível

O resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para pessoas privadas de liberdade já está acessível. O Instituto...

Homem é vítima de golpe ao tentar alugar imóvel em Três Lagoas

Na manhã desta segunda-feira (6), um morador de Três Lagoas registrou um boletim de ocorrência na Segunda Delegacia de Polícia da cidade, relatando ter...

PM de Três Lagoas recaptura foragidos em operações de fim de semana

A Polícia Militar de Três Lagoas, por meio do 2º Batalhão, intensificou as ações de segurança no último fim de semana e recapturou dois...