Saúde – 10/08/2012 – 07:08
Na manhã desta sexta-feira (10) o Conselho Regional de Medicina – CRM, visitou o Hospital da Vida de Dourados e logo mais visitará o Hospital Universitário. No Hospital da Vida o presidente do Conselho, Luís Henrique Mascarenhas Moreira, disse que os médicos fazem um “trabalho heroico”, devido às precariedades do hospital.
De acordo com ele o necessário para o HV seria uma reforma que já foi programada há vários anos e o credenciamento do hospital junto a órgãos federais.
O presidente do sindicato dos médicos de Mato Grosso do Sul, Marco Antonio Leite, também acompanhou a fiscalização e constatou a precariedade da estrutura e a forma que os pacientes estão sendo tratados, inclusive lugares com contato externo.
A visita foi agendada após várias denúncias de problemas de superlotação e falta de estrutura. Uma vistoria feita em julho mostrou um quadro preocupante em relação ao Hospital da Vida, relatando que o corpo clínico trabalha em condições precárias para um atendimento digno e seguro à população, a qual enfrenta risco de morte devido ao número de leitos reduzidos para atender uma região que comporta 38 municípios.
Na época a fiscalização apontou também que o baixo número de leitos leva a assistência médica a não conseguir atingir o nível de qualidade desejado, apesar dos esforços empreendidos por todos os profissionais.
Já no HU, em junho deste ano os atendimentos levaram o Ministério Público Federal abrir dois inquéritos para investigar a morte de um bebê e sequelas cardíacas em outro, provocadas por possível demora na realização dos partos. A maternidade e obstetrícia do HU se encontram sob auditoria.
Fonte: Dourados News/FB