22.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de fevereiro, 2025

Médicos advertem sobre perigos de versões manipuladas do medicamento Ozempic

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) alertaram sobre os graves riscos associados ao uso de medicamentos injetáveis alternativos ou manipulados para tratar obesidade e diabetes.

Esses medicamentos, como a semaglutida (Ozempic, Wegovy) e a tirzepatida (Mounjaro, Zepbound), exigem processos rigorosos de fabricação para garantir sua eficácia e segurança. As versões alternativas carecem de bases científicas e regulatórias, expondo os usuários a sérios riscos à saúde.

As entidades recomendam que profissionais de saúde não prescrevam essas versões e que pacientes busquem apenas medicamentos aprovados pela Anvisa. As vendas em sites e redes sociais também são desaconselhadas devido ao risco de adulteração e contaminação.

Além disso, a OMS destacou a escassez global de medicamentos, aumentando a procura por opções não oficiais e falsificadas. Em outubro, a Anvisa foi informada sobre possíveis fraudes com rótulos de Ozempic.

A orientação é adquirir medicamentos apenas em farmácias regularizadas, com nota fiscal, e seguir recomendações baseadas na ciência e ética para garantir a segurança e o bem-estar da população.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Deputado propõe programa de saúde bucal nas escolas do MS

O deputado estadual Lidio Lopes apresentou um projeto de lei visando a criação do Sorriso POPE (Programa de Odontologia Preventiva nas Escolas) nas instituições...

Hospital Auxiliadora inaugura novas unidades e expande estrutura hospitalar

O Hospital Auxiliadora inaugurou na última sexta-feira, 31, a nova Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional e Canguru (UCINCo/A), além das ampliações da Unidade...

Cartórios implementam novo sistema de bloqueio de bens específicos

Os cartórios brasileiros estão adotando uma versão avançada do sistema eletrônico de indisponibilidade de bens, permitindo que bloqueios sejam feitos apenas sobre os bens...