21.6 C
Três Lagoas
domingo, 2 de fevereiro, 2025

Médico e enfermeira entram na água e atendem criança no meio da enchente no Acre

O nome desse herói brasileiro é Rodrigo Damasceno e o da heroína Lara Lopes. A criança que eles atenderam tem dois anos e está com pneumonia.

22/02/2021 11h51
Por: Gabrielle Borges

Temos que começar a matéria com uma salva de palmas para este médico para este médico e a enfermeira exemplos de empatia e de amor à profissão é só próximo ! Para salvar uma criança que estava em um barco com a mãe, eles entraram na água, no meio da enchente, no município de Tarauacá, no interior do Acre.

A foto do atendimento na água viralizou nas redes sociais. Ela mostra o médico e a enfermeira com a água acima da cintura. Rodrigo Damasceno aparece ouvindo os batimentos de uma criança com um estetoscópio, enquanto a mãe segura o filho no colo dentro de uma canoa.

O registro foi feito pelo fotógrafo Lucas Melo na última quinta, 18, que acompanhava a equipe do médico nos atendimentos.

A família mora na Rua Manoel Lorenço, no bairro da Praia, um dos primeiros atingidos pela enchente do rio Tarauacá.

Remédios doados

Ele contou como fez o socorro: “Conseguimos remédios com uma farmácia local e saímos também distribuindo a medicação, porque não adianta dar só a receita se a família não tem condições de comprar”, contou Rodrigo Damasceno.

Ele disse que nunca tinha visto uma enchente como a deste ano.

“É a maior alagação que vivenciei no município e que está afetando mais as pessoas.

A enchente

A cidade de Tarauacá sofre uma das maiores enchentes de sua história. Mais de 90% do município está inundado e mais de 400 pessoas estão desabrigadas.

O rio está 1,55m acima do nível máximo estipulado para transbordar.

Segundo a Defesa Civil de Tarauacá, há 80 famílias desabrigadas e 35 desalojadas. Foram montados oito abrigos para atender os moradores que precisaram sair de casa. Pelo menos 7 mil famílias, o que representa em média 28 mil pessoas, foram atingidas pelas águas do rio.

Nove bairros da cidade já foram afetados, além de parte da BR-364, que dá acesso à cidade.

A assistência

O médico, que também é ex-prefeito de Tarauacá, explicou que a família da criança não saiu de casa, mesmo com a água dentro da residência.

A mãe do menino falou para a equipe médica que tem medo de sair do local e furtarem os móveis.

Damasceno disse que o momento é de buscar os pacientes, ir nas casas oferecer ajuda, porque a maioria das pessoas está isolada nos bairros e não pode sair para procurar atendimento. Além disso, ele disse que muitas unidades de saúde estão inundadas.

“A gente tem tentado atender da forma que é possível, se for dentro da água vamos; se for nas casas também entramos; se for situação de um local mais afastado também vamos, porque as pessoas estão isoladas.]…] Mais da metade dos postos de saúde está debaixo d’água, então, até para procurar os atendimentos é difícil”.

Fome

Em visita em alguns bairros, Damasceno contou que encontrou famílias que não tinham o que comer.

“O povo está passando uma necessidade grande, acabou o auxílio emergencial, hoje fui em uma casa entregar sopa que o pessoal não tinha tomado café e nem almoçado. Só iam comer a sopa. O que estamos tentando fazer é amenizar o sofrimento, levando uma sopa, atendimento, pão, para ver se consegue ajudar uma parte da população”, acrescentou.

O governador do Acre, Gladson Cameli, decretou na última terça, 16, situação de emergência devido à cheia dos rios.

As cidades de Rio Branco, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Feijó, Tarauacá, Jordão, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves foram citadas no decreto.

Na quinta, 18, o governo federal reconheceu a situação de emergência na capital acreana e na cidade de Tarauacá, no interior do estado, em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves.

Rodrigo Damasceno na água atendendo a criança - Foto: Lucas Melo/Arquivo pessoal

A enchente no interior do Acre – Gleydison Meireles/Arquivo pessoal

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Quati morto é encontrado preso em saco plástico no Parque dos Poderes

Uma cena triste chocou um corredor no Parque dos Poderes na manhã desta sexta-feira (31). Euclécio Almeida, representante comercial, encontrou um quati adulto morto,...

Motociclista derrapa e cai na avenida Rosário Congro, em Três Lagoas

Na tarde deste sábado (01), uma mulher de 31 anos ficou ferida após sofrer uma queda de moto na avenida Rosário Congro, em Três...

Três Lagoas avança na criação de fundações municipais de Esporte, Turismo e Cultura

A Prefeitura de Três Lagoas participou, nos dias 30 e 31 de janeiro, de reuniões estratégicas com o Governo do Estado de Mato Grosso...