23.4 C
Três Lagoas
domingo, 27 de outubro, 2024

Mato Grosso do Sul terá 10 termelétricas de Biomassa

06/12/2015 – Atualizado em 06/12/2015

MS terá 10 termelétricas de Biomassa

Grupos investirão R$ 2,7 bi em MS e gerar 535 MW de energia

Por: Diário Digital

Com investimento previsto de R$ 2,760 bilhões, com potencial de geração de energia de 535,75 Megawatts terá 10 usinas termelétricas (UTEs) de biomassa a serem instaladas nos municípios de Ribas do Rio Pardo, Bataguaçu, Aparecida do Taboado, Três Lagoas e Sonora.

As Licenças Prévias para instalação foram entregues aos grupos responsáveis pelo empreendimento pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck.

Os grupos que devem implementar a construção da usinas são o Guarany Energética, Eldorado Brasil, Florestas do Paraná Energia e Cia Positiva de Energia, que participam do Leilão A-5 2016 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a ser realizado no dia 5 de fevereiro de 2016.

“Em nosso planejamento estratégico de diversificação da economia do Estado, o setor de florestas desempenha um papel muito importante. Temos atualmente 900 mil hectares de eucalipto plantados nas propriedades sul-mato-grossenses, que em sua maior parte são consumidos pelas indústrias de celulose e papel. Já teremos plantas industriais que vão atuar no setor moveleiro, com produção de MDF e agora viabilizamos a instalação de 10 usinas termelétricas que vão produzir energia a partir de derivados de madeira e biomassa”, afirmou o secretário Jaime Verruck.

Em Mato Grosso do Sul, segundo informações das empresas do setor florestal, existe uma produção excedente de cerca de 360 mil hectares de eucalipto. “Quando nós identificamos esse excedente, saímos em busca de empreendedores para mostrar o potencial existente e as vantagens competitivas do nosso Estado. Obtivemos êxito e agora teremos 10 usinas de biomassa que serão instaladas no Estado. Juntas, elas deverão consumir 225 mil hectares, ainda assim teremos 135 mil hectares excedentes disponíveis para outros empreendimentos”, disse o secretário.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Obras de duplicação da via de acesso ao Balneário avançam com pavimentação asfáltica

Com a construção de um novo centro de eventos nas proximidades, espera-se que a demanda por mobilidade na área aumente ainda mais.

Calendário do Licenciamento 2024 termina em 31 de outubro

Após o pagamento, o cidadão pode verificar no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) se o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) está atualizado para o exercício de 2024.

Recadastramento do ‘Energia Social’ vai até dezembro em MS

Quem ainda não tem o benefício, mas se enquadra nos critérios, também pode fazer um novo cadastro.