34.6 C
Três Lagoas
sábado, 4 de janeiro, 2025

Mato Grosso do Sul registra 572 novos casos de Covid 19 em uma semana

Autoridades de saúde reforçam a importância da vacinação e medidas preventivas para contenção do vírus.

O aumento dos casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul acende um alerta sobre a necessidade de manter a vacinação atualizada e retomar cuidados preventivos. Na última semana, o Estado registrou 572 novos casos, segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado nesta terça-feira, 1º. Com a persistência do vírus e o surgimento de novas variantes, a imunização é considerada a principal estratégia de proteção.

De acordo com Lívia Mello, gerente técnica de Influenza e Doenças Respiratórias da SES, ao contrário de vírus sazonais como a Influenza, o SARS-CoV-2 continua a circular durante todo o ano. “A Covid-19 não está restrita a períodos específicos, e seu controle depende da imunização da população”, explica. Ela também enfatiza que, além da vacinação, medidas como a higienização das mãos e o uso de álcool em gel seguem sendo importantes para evitar a disseminação do vírus.

Ana Paula Goldfinger, coordenadora de Imunização da SES, destaca que a recente alta de casos pode estar relacionada à baixa adesão ao reforço vacinal com cepas atualizadas. “Muitas pessoas não completaram o esquema vacinal, o que cria uma falsa sensação de segurança. Isso abre espaço para o vírus se espalhar novamente”, alerta.

Os idosos e pessoas com comorbidades são os grupos mais vulneráveis à Covid-19, reforçando a necessidade de doses atualizadas da vacina que protegem contra a variante XBB.1.5, atualmente em circulação.

A vacinação está disponível para crianças de 6 meses a 4 anos, conforme o calendário vacinal, e para pessoas a partir de 5 anos que integram os grupos prioritários. Esses incluem indivíduos em instituições de longa permanência, trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, além de trabalhadores e pessoas privadas de liberdade. “Garantir a proteção desses grupos é essencial para conter o avanço da doença”, ressalta Goldfinger.

Com o aumento dos casos, as autoridades pedem atenção redobrada da população, reiterando que a imunização continua sendo a melhor ferramenta para evitar que o cenário volte a se agravar.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Participante do MasterChef Brasil é hostilizado após confusão com prisão de colega

Valter Herzmann Junior, participante da 9ª temporada do reality show MasterChef Brasil, tem sido alvo de hostilidade nas redes sociais após a repercussão da...

Parcerias da Agepen resultam em mais de 7 mil reeducandos trabalhando em MS

Essas colaborações têm ampliado as oportunidades de trabalho, resultando em avanços concretos.

Estudo revela que homens motociclistas cometem mais infrações de trânsito

Um estudo recente realizado pela Fundación MAPFRE, com o apoio técnico do Instituto de Segurança no Trânsito (IST), oferece uma visão detalhada sobre a...