29 C
Três Lagoas
sábado, 21 de setembro, 2024

Mato Grosso do Sul reforça segurança com 479 novos policiais militares

Maior turma de mulheres na história da PMMS se forma em solenidade que reuniu 3 mil pessoas no Quartel do Comando Geral da PM.

O Governo de Mato Grosso do Sul celebrou, nesta quarta-feira, 18, a formação de 479 novos policiais militares, marcando um reforço significativo na segurança pública do Estado. Entre os formandos, destaca-se o maior número de mulheres já registrado em uma turma da Polícia Militar: 131 no total. A cerimônia, realizada no Quartel do Comando Geral da PM em Campo Grande, contou com a presença de 3 mil pessoas, incluindo familiares e autoridades.

Durante a solenidade, o governador Eduardo Riedel, homenageado como nome da turma, ressaltou a importância da nova geração de policiais para manter a paz e a ordem no Estado. “Eles iniciam agora uma trajetória em uma das funções mais nobres do Estado. Foram nove meses de curso para começar uma missão que garantirá que o Estado continue crescendo com segurança. O nosso progresso depende disto”, afirmou.

Riedel destacou que o maior investimento em segurança é nos profissionais. “Ver a felicidade nos rostos dos familiares durante essa formatura mostra que estamos no caminho certo. A partir de agora, vocês serão os guardiões dos valores e da confiança que a população sul-mato-grossense deposita na Polícia Militar”, completou o governador.

A nova turma, que começou o curso em 15 de janeiro e o concluiu em 16 de setembro, é a primeira da PMMS a exigir ensino superior para os ingressantes. Ao longo dos nove meses de preparação, os novos policiais militares completaram 2.192 horas de aulas teóricas e práticas, incluindo estágios operacionais em diversas unidades da Capital e do interior, visando o aprimoramento de suas habilidades.

A oradora da turma, Patrícia Aparecida Dapper Freitas, destacou o compromisso da turma em servir à população. “Nós somos a primeira turma a formar no solo sagrado do Cefap após a pandemia, a maior turma feminina da história da PMMS, e a primeira com ensino superior. A sociedade evoluiu e a Polícia Militar acompanhou essa evolução. A população de Mato Grosso do Sul merece o nosso melhor”, declarou.

Combate à Violência e Capacitação Especializada

Além da formação tradicional, a nova turma recebeu capacitação específica no Programa Mulher Segura (Promuse), que prepara os policiais para lidar de forma adequada com mulheres vítimas de violência doméstica, uma das ocorrências mais frequentes no Estado.

O comandante-geral da PM, coronel Renato dos Anjos Garnes, reforçou o preparo da nova turma para os desafios da carreira. “São 479 policiais militares prontos para prestar o melhor serviço à sociedade. Vocês vão enfrentar muitas ocorrências difíceis, mas lembrem-se que, enquanto muitos fogem do perigo, nós o enfrentamos para proteger a população”, afirmou Garnes.

O secretário estadual de Segurança e Justiça, Antônio Carlos Videira, também elogiou o nível de preparo dos novos policiais. “Ver essa turma cheia de garra e motivação me enche de orgulho. Eles vão fazer parte da melhor Polícia Militar do Brasil”, concluiu. A formação dessa nova turma reforça o compromisso do Estado em fortalecer a segurança pública e garantir a proteção dos cidadãos de Mato Grosso do Sul.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo de MS impulsiona desenvolvimento de Água Clara com investimentos em infraestrutura

Obras de pavimentação e melhorias urbanas visam transformar a cidade e atrair novas oportunidades de emprego e renda para seus 16 mil moradores.

Semana Nacional de Trânsito: Detran-MS foca em educação e impactos dos acidentes

Com simpósios, ações educativas para motociclistas e atividades para crianças, a Semana Nacional de Trânsito em Mato Grosso do Sul discute os sinistros viários e busca conscientizar a sociedade.

Mulher sofre agressão e ameaça em caso de violência doméstica na Vila Alegre

Após agressões, autor teria fugido com as duas filhas do casal, onde Polícia investiga o caso.