31 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro, 2024

Mato Grosso do Sul recebe investimento histórico de R$ 25 bilhões no Vale da Celulose

A multinacional chilena Arauco anuncia Projeto Sucuriú, a maior fábrica de celulose do mundo em etapa única, consolidando a posição do estado como polo de desenvolvimento sustentável.

O Vale da Celulose, no Bolsão sul-mato-grossense, se prepara para receber um dos maiores investimentos da história recente do Brasil. A Arauco, multinacional chilena, confirmou o aporte de R$ 25 bilhões no Projeto Sucuriú, que instalará uma unidade de produção de celulose branqueada em Inocência, próxima ao rio Sucuriú. Com previsão de gerar 14 mil empregos no pico da obra, a planta será a maior já implementada pela empresa e marca um passo decisivo no desenvolvimento econômico da região.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou a importância do projeto para o estado. “Essa unidade moderna trará empregos, desenvolvimento social e oportunidades. Esse investimento é prova da confiança dos investidores na estratégia sustentável de crescimento do estado”, afirmou Riedel.

O Projeto Sucuriú representa um marco para a Arauco, sendo o maior investimento da história da empresa, e a primeira fábrica de celulose branqueada do grupo no Brasil. A previsão é que a unidade comece a operar no segundo semestre de 2027, com capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas de celulose anualmente.

Além disso, a finlandesa Valmet será parceira tecnológica da Arauco, trazendo soluções inovadoras e sustentáveis para a planta, que adotará práticas da indústria 4.0, com sistemas automatizados, eficiência energética, e controle de qualidade. A fábrica também terá capacidade para gerar mais de 400 megawatts de energia, dos quais 200 MW serão disponibilizados ao sistema nacional, evidenciando o compromisso da Arauco com a sustentabilidade e economia circular.

Com obras já iniciadas na etapa de terraplanagem, o Projeto Sucuriú fortalece Mato Grosso do Sul como um importante polo industrial, atraindo novos investimentos e promovendo desenvolvimento econômico de forma sustentável.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Estudo sobre florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro

Este resultado gerou um artigo, que projetou o Mato Grosso do Sul em uma das revistas científicas mais importantes da Europa.

Estado registra 16.012 casos confirmados de dengue em novo boletim

Ainda conforme o boletim, 100.999 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida em bula na população.

Vale da Celulose: Governo e empresários discutem medidas para suprir demandas por moradias

A região conhecida como Vale da Celulose compreende atualmente os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.