Decisão visa aproveitar estoque de vacinas com validade próxima e inclui novas recomendações para bebês prematuros e filhos de mães vivendo com HIV/AIDS.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul anunciou a ampliação temporária do público-alvo para a imunização com a vacina hexavalente (Hexa-acelular). A medida, publicada no Diário Oficial Eletrônico nesta segunda-feira (2), busca utilizar o estoque de vacinas do lote V3E101V, que vence em 30 de setembro de 2024.
A decisão segue orientações da 6ª edição do Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) de 2023, que recomenda a administração de três doses da vacina, com intervalos de 60 dias, para crianças entre 2 meses e 6 anos, 11 meses e 29 dias. O novo público-alvo inclui bebês prematuros nascidos com menos de 35 semanas de gestação, com peso inferior a 1.500 gramas, e filhos de mães com HIV/AIDS, expostos ou infectados.
A vacina hexavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b, hepatite B e poliomielite, eliminando a necessidade de uma dose separada da vacina VIP (poliomielite inativada).
A Rede de Frio já distribuiu as doses para os 79 municípios do estado, e os municípios deverão manter o controle individual das crianças vacinadas para garantir o cumprimento do esquema vacinal. A medida entra em vigor imediatamente.