Três Lagoas se torna um dos assuntos mais comentados no TikTok, após o atleta profissional de Bike Trial, Diego Magno, referência no país por suas manobras radicais, deixou sua marca na ponte ferroviária Francisco de Sá.
Diego conquistou sete vezes o Campeonato Brasileiro e é o atual campeão sul-americano na categoria. O atleta já havia realizado outras manobras radicais e viralizado na web após compartilhar seu feito na Torre do Alta Vila, em Minas Gerais, que possui mais de 100 metros de altura.
Desta vez Três Lagoas foi o palco do vídeo que já tem mais de 8 milhões de visualizações, segundo o atleta foi um dos projetos mais loucos que já realizou.
COMO TUDO ACONTECEU
Diego foi contratado por uma empresa para realizar manobras em MS. Quando saiu de Presidente Prudente (SP) de carro e chegou em Três Lagoas, ficou com a ideia na cabeça, “Eu não poderia deixar o Estado sem realizar uma de suas peripécias na estrutura da ponte.”
Após a apresentação de Bike Trial, ele compartilhou a ideia com amigos para obter suporte de um drone, que captaria a perspectiva da evolução, e de uma GoPro, que proporcionaria a quem assiste a visão do atleta enquanto realiza seus movimentos com a bicicleta.
“Fiquei pensando no que ia fazer certinho, quais seriam os movimentos. Entrei no Google, tentei encontrar as medidas da ponte para saber a largura e a altura, e fazer um cálculo do que eu ia executar”, explicou.
Com isso, ajustou a bicicleta para o freio correto, analisando se precisaria usar mais o freio dianteiro, o traseiro ou ambos durante o percurso.
Cabe ressaltar que, na modalidade Bike Trial, o atleta precisa executar as manobras sem colocar os pés no chão.
Além disso, há variáveis como a altura, a velocidade do vento e a trepidação causada pelos caminhões que passam na ponte paralela.
O DESAFIO NA PONTE
A ponte, que é um cartão-postal do município, foi construída pela empresa norte-americana American Bridge e atravessa o rio Paraná. Sua construção começou em 1918, devido à necessidade do estado de São Paulo em expandir a malha ferroviária para escoar a produção de café.
A estrutura possui 1.024 metros de comprimento e uma altura aproximada de 12 metros acima do nível do rio, sendo inaugurada em 1926.