Saúde – 16/03/2012 – 12:03
A Secretaria Estadual de Saúde notificou cinco mortes por dengue em Mato Grosso.
Desses casos, dois já foram confirmados e outros três estão sob investigação e aguardam resultados de exames laboratoriais.
Desde o dia 1º de janeiro até o dia 15 de março de 2012, foram registrados 6.721 casos da doença no estado, sendo que 24 foram registrados como casos graves de dengue.
Os maiores números de casos registrados estão em Sinop, a 503 km de Cuiabá, onde 1.269 casos foram contabilizados.
Na capital do estado são 1.059 casos de dengue neste período e Várzea Grande, na região metropolitana, possui 740 casos confirmados.
Em Rondonópolis, distante 218 km de Cuiabá, a notificação é de 121 casos da doença.
Tipo 4
No mesmo período do ano passado, o município de Sinop tinha 365 casos da doença e na capital havia 3.884 notificações da doença.
O Estado continua no monitoramento por exame laboratorial na identificação dos sorotipos circulantes da dengue no Estado.
Os municípios prioritários para a realização da pesquisa são Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta.
A Ação faz parte da estratégia de monitoramento da doença e também vai permitir saber se o vírus 4 da Dengue circula nestas regiões.
A ação consiste em promover e desenvolver a técnica do isolamento viral e identificação da tipificação do vírus da Dengue.
Os municípios prioritários que apresentaram a circulação do vírus DENV4, foram Várzea Grande, Cuiabá, Regional de Diamantino (especificamente no município de Nobres).
O Superintendente de Vigilância em Saúde, Oberdan Ferreira Coutinho Lira, explica que o perigo da DEN4 é que a população do estado está vulnerável ao novo tipo de dengue.
“Todas as vezes em que há ‘troca’ do vírus predominante, ou um novo vírus, há risco de epidemias porque parte da população não está imune a ele”, explicou.
Fonte: G1 / (Foto: Reprodução/TVCA)