O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (6) que a isenção de Imposto de Renda para rendas até R$ 5 mil é uma questão de justiça social. Em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia, Lula destacou que a medida, aprovada pelos eleitores durante a campanha, busca melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
O Ministério da Fazenda e a Receita Federal trabalham para compensar os custos da isenção junto a pessoas com rendimentos mensais superiores a R$ 50 mil, pois em muitos países, dividendos também não são tributados, conforme explicou o presidente.
Lula enfatizou o compromisso do governo em garantir que os preços dos alimentos retornem a um nível razoável, mencionando fatores como a alta do dólar e criticando o Banco Central por contribuir para a situação. A abertura de novos mercados para produtos brasileiros ajudará a baratear os preços.
O presidente comparou os índices inflacionários atuais, afirmando que estão melhores que os registrados no governo anterior. Ele ressaltou a importância de conversas com empresários para encontrar soluções que garantam que a cesta básica seja acessível dentro do orçamento das famílias brasileiras.
Com informações Agência Brasil