24.1 C
Três Lagoas
sábado, 21 de dezembro, 2024

Levantamento do Procon/TL mostra índices de reclamações

01/07/2013 – Atualizado em 01/07/2013

Por: Com informações do PROCON

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon/TL realizou um levantamento de suas atividades até a presente data. A estatística mostra que de Janeiro à Junho de 2013 foram registrados 1645 atendimentos.

Em contrapartida no ano passado foram registrados um total geral de 2126 atendimentos, no ano todo.Os dados foram divulgados pelo órgão, no município de Três Lagoas-MS.O Objetivo da divulgação não é denegrir a imagem das empresas, mas promover aperfeiçoamentos e a real solução por parte das empresas.

Desse total de atendimentos do primeiro semestre de 2013 indicou que as 3 primeiras empresas que mais tiveram reclamações em andamento foram as empresas: OI, Claro e Vivo.

Contudo o ano passado a empresa Claro se posicionou em primeiro lugar.Vale mencionar que das 3 que tiveram maior número de reclamações não atendidas foi a empresa reclamada Banco Cruzeiro do Sul. Já a empresa que mais atendeu o consumidor foi a empresa Claro.

Segundo o Procon-TL, em 2013 foram feitos 1645 atendimentos, sendo 769 abertura Direta da reclamação, não havendo acordo até maio/2013 de 138, no qual somente esses foram encaminhados para o Judiciário, 383 de atendimento preliminar, 294 Carta de Informações Preliminares.

Por fim os atendimento Simples Consulta, Extra Procon e Reclamações de Ofício geram o total de suas atividades do órgão. O Procon possui 366 fornecedores cadastrados no seu banco de dados.

De acordo com a Diretora do Procon, Lilian Campos, houve um aumento no número de atendimentos em 2013 o que pode ser atribuído ao crescimento e desenvolvimento de nossa cidade.

Foi instituído novas ferramentas que facilitaram o trabalho como um canal de reclamações eletrônico, plano de metas de redução das reclamações para as empresas, sendo realizado por este órgão com a empresa Oi e Banco Unibanco Itaú.
No caso dos serviços essenciais, Lilian destacou a telefonia, que na avaliação do Procon-TL, oferece serviço caro e de baixa qualidade, e ainda informa que há facilidade em contratar os serviços, ao mesmo tempo em que obter atendimento pós-venda se torna um grande sacrifício.

Os problemas mais recorrentes envolveram cobranças indevidas, descumprimento de ofertas, cobrança de serviços não solicitados e produtos com defeito.

diretora do PROCON Lilian Campos

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PGE fecha 2024 com saldo positivo, foco na inovação, capacitação e entregas ao Estado

Durante entrevista, a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, fez um balanço da atuação do órgão e abordou assuntos estratégicos tratados durante o ano.

Com setor da citricultura em expansão, mais uma empresa vai investir em MS

A previsão é de que o empreendimento será instalado na Costa Leste, entre Campo Grande, Três Lagoas e Paranaíba, como área do foco de avaliação.

Tecnologia digital: aplicativo dá mais agilidade e eficiência nas vistorias da Agraer

Agraer desenvolve aplicativo para otimizar gestão de bens voltados à agricultura familiar.